O atraso no envio da vacina CoronaVac para garantir a 2ª dose das pessoas imunizadas em março e abril e a notícia de que o município recebeu um novo lote do imunizante, que será administrado em pessoas a partir de 60 anos neste sábado (15) gerou fila em frente a unidade de Saúde desde o final da tarde desta sexta-feira (14).
Conforme as pessoas que estão em frente ao ESF Centro a espera da vacina, os primeiros da fila chegaram por volta das 17 horas. Um princípio de confusão envolvendo uma mulher chegou a ser filmando e divulgado em grupos de mensagem, fazendo com que mais pessoas se deslocassem até o local para garantir uma dose. Com a intenção de evitar novos conflitos, o grupo se organizou e decidiu iniciar uma distribuição informal de senhas. Até o momento em que a reportagem esteve no local, por volta das 20h30, já haviam sido distribuídas 170 delas.
Conforme o secretário de Saúde, Nivaldo Inácio, que esteve na unidade de Saúde minutos após a confusão, as senhas informais serão válidas para garantir a imunização amanhã. “Essa prática de organização pela própria sociedade civil é normal e para evitar maiores confusões, bem como aglomerações em frente ao ESF, achamos melhor validar as senhas, assim as pessoas que pegaram um número já podem ir para casa e retornar amanhã, evitando que durmam ali”, detalhou.
Mesmo com a confirmação do secretário sobre as senhas, algumas pessoas acharam melhor ficar no local até receberem as doses. “Eu vim pegar a senha para minha tia de 68 anos. Ela tomou a 1ª dose no dia 10 de março e até agora não conseguimos fazer a 2ª. Eu peguei um número, mas vou ficar aqui até amanhã cedo, quando ela vier para vacinar”, conta Daniele Cardoso.
A mesma situação foi relatada por Raquel, que foi buscar a senha para a tia. “A gente vai ficar aqui, porque essa senha não é a da Saúde né. O secretario disse que vai aceitar e tal, mas como primeiro eram 170, aí ele disse que veio 250, então de qualquer forma a gente vai ficar aqui até amanhã, quando elas vierem para vacinar”.
Segundo o secretário, o número de doses anunciado ao município era inicialmente de 170 doses, mas ao receber o lote, foram contabilizadas 250. Ele também reforça, que no domingo (16) o Estado recebe novas doses da CoronaVac, que devem ser administradas na segunda-feira em quem não conseguir tomar amanhã.
A Guarda Municipal informou a reportagem que esteve no local, as 21 horas, reforçando a validade das senhas e dispersando o público, conforme determina o toque de recolher, que no município é entre as 21h e 5 horas.