A maioria dos deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul decidiu suspender o andamento da ação crimina contra o deputado estadual Jamilson Name (sem partido). A sessão online que garantiu a vitória a Name aconteceu na quinta-feira, 18. Por 12 votos a favor e 4 contra, a maioria simples aprovou o pedido de suspensão do processo, feito na semana passada pelo deputado Evander Vendramini (PP).
Jamilson Name havia se tornado réu na Justiça em 15 de janeiro de 2021 numa ação por crimes de organização criminosa, exploração do jogo do bicho e lavagem de dinheiro. O processo e desdobramento da operação Omertà.
Na prática, a decisão da Assembleia já produz efeitos e o processo fica suspenso enquanto dura o mandato de Jamilson Name. Não cabe recurso.
Omertà
Jamilson Name e outras dez pessoas respondem na Justiça por lavagem de dinheiro, exploração do jogo do bicho e organização criminosa. Ele é filho de Jamil Name e irmão de Jamil Name Filho, o Jamilzinho, que estão presos há mais de um ano presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte e são apontados pelas investigações como líderes de um grupo que atuava como milícia armada em Mato Grosso do Sul.
Jamilson Name chegou a usar tornozeleira eletrônica durante praticamente um mês, mas essa e outras medidas cautelares foram derrubadas pela segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça.