O candidato ao Governo de Mato Grosso do Sul pelo PSDB, Eduardo Riedel, se reuniu com representantes do setor de pesca do Estado, os prefeitos de Bonito e Miranda, Josmail Rodrigues e Fábio Florença, vereadores e deputados para debater sobre as propostas para o segmento, caso seja eleito.
Entre os assuntos debatidos está a venda do Minhocuçu, proibida desde fevereiro de 2021, e que tem gerado prejuízos ao setor, segundo defendido pelas associações ligada a pesca em MS e a liberação de um exemplar de cada espécie, mais cinco quilos de peixe.
O prefeito de Bonito, que participou da reunião acompanhado dos vereadores Ednaldo Pantera e Luiza Cavalheiro e de representantes do Distrito Águas do Miranda, onde a pesca é explorada tanto pelos ribeirinhos, como para o turismo, afirmou que o foco do governo deve ser na preservação dos rios e não em proibições aos pescadores.
“Peixe nós temos, o que temos que fazer no futuro é preservar os nossos rios, que estão assoreando de mais, principalmente a região do Miranda, que está sofrendo de mais. Eu calculo que um trabalho de base será fundamental, por isso já iniciamos conversas, o deputado Paulo Correia tem um pedido meu, junto com o Águas do Miranda nesse sentido, o prefeito de Nioaque também já pediu pela liberação da Pesca Esportiva naquele rio, enfim, acredito que com essa abertura do candidato Eduardo Riedel, para realmente debatermos sobre isso no futuro, fará a diferença”, disse.
O candidato disse fez o compromisso com o setor de pesca de ouvi-los e atender suas reivindicações no futuro governo. “A gente precisa entender as estancias para poder resolver o problema e ouvir vocês é a base para isso. Não poderia terminar essa campanha sem ter essa conversa. Agradeço aqui aos deputados Paulo Corre e Amarildo Cruz por me proporcionar essa conversa. Eu estava incomodado de ter uma percepção das pessoas em relação a minha condução desse processo que não é a que eu iria fazer”, afirma Riedel.