Aos 75 anos, Jardim vive a experiência de ser comandada por mulheres

Últimas Notícias

Jardim completa hoje, 14 de maio, 75 anos de história e pela primeira vez, sob o comando de uma mulher. Dra. Clediane Matzenbacher é primeira prefeita eleita no município e além dos desafios de gerir em meio a um cenário historicamente masculino, ainda enfrenta a pandemia do Coronavírus como cidade-polo na microrregião do Sudoeste.

O tema de aniversário da cidade deste ano é “Orgulho de ser jardinense” e a homenagem do Bonito Mais ao município vai através da história da prefeita, que é filha da terra e tem levado o nome de Jardim por além das fronteiras da cidade, justamente pelo protagonismo feminino no município.

Filha de pais humildes, Clediane é nascida e criada em Jardim e é um exemplo de mulher batalhadora, que enfrentou os desafios até conseguir uma formação. Hoje é reconhecida como produtora rural, atua em atividades sociais com a Associação Laços de Maria e se destaca no cenário político da cidade.

“Toda minha vida lutei para ser protagonista da minha própria história. Fiz faculdade de Direito já casada e com meus filhos grandes. Fiz mestrado e doutorado ao mesmo tempo que trabalhava e cuidava da minha família. Eu vim de origem humilde e senti na pele o que muitas pessoas sentem hoje quando estão em escolas públicas ou postos de saúde e não são atendidas, ou são menosprezadas. Eu me vejo nessas crianças, eu me vejo nessas mães! Quero que essas crianças tenham oportunidades que graças a Deus eu tive para crescer, com educação transformando vidas. E é esse sentimento que me transborda para fazer a diferença. Todo avanço que conquistamos como gestão carrega esse sentimento de gratidão e de orgulho de ser jardinense”, declarou a prefeita.

Como primeira mulher a governar Jardim, fez questão de valorizar ainda mais o protagonismo feminino em sua administração, tendo 6 de 7 mulheres à frente das Secretarias. A única pasta administrada por um homem é a de Obras e Serviços Públicos, que tem como titular o vice-prefeito Geraldo Alencar.

Compõe as demais pastas a advogada Tâmara Sanches, como secretária de Governo; a enfermeira Janaina Willeman na Saúde; a vereadora Lizete Bazzo em Assistência Social, Trabalho e Habitação; a professora Jussara em Educação e Delaine Evangelista como titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Cultura.

O grupo montado pela prefeita apresentou os primeiros resultados na campanha de 100 Dias da administração. Entre os destaques está a Pasta de Saúde, com investimentos na aquisição de equipamentos, retomada as obras do Centro de Especialidades Médicas e do ESF (Estratégia de Saúde da Família) da Vila Angélica;  reestruturação do atendimento Covid, sendo centralizado no

Hospital Marechal Rondon, construção do Centro de Hemodiálise, que será referência para os demais municípios do Sudoeste e aumento de mais de R$ 100 mil de investimentos na Farmácia

Na Educação, Jardim se destaca por ser um dos primeiros municípios da região a retomar com aulas semipresenciais na escola pública de Boqueirão. Também foram investidos na aquisição de dois ônibus novos, contratação de profissionais; compra de materiais de proteção contra Covid-19.

Em Desenvolvimento Econômico e Cultura já foram retomadas as atividades na Oficina do Osso e o município trabalha na elaboração do Voucher Turismo para atender o turismo de Jardim, aumentando a capacidade de atendimento e investimento no setor. O município também está investindo em programas como Cidade Empreendedora, Patrulha Mecanizada mais atuante e “Crescer Brasil”, no qual foi contemplado com programa que beneficiará aproximadamente 110 famílias nos assentamentos Recanto do Rio Miranda e Guardinha, com objetivo de desenvolver as cadeias produtivas nos assentamentos levando independência financeira para as famílias.

O município também realiza ações de limpeza dos Mutirões do Entulho, bem como projetos de recapeamentos de vias urbanas.

 

Notícias Relacionadas

Acidente na Estrada do 21 deixa dois mortos na madrugada deste domingo

Duas pessoas morreram em acidente na MS-345, mais conhecida como Estrada do 21, na madrugada deste domingo (14). Ainda...