PMA recebe informações de foco de calor em mata e descobre armadilhas de caça

Últimas Notícias

Uma equipe da Policia Militar Ambiental de Bonito flagrou armadilha ilegal para caça de javalis em uma propriedade rural do município. O crime foi descoberto após os policiais receberem uma mensagem de celular informando sobre possível foco de calor detectado pelo aplicativo FIREMAP no local e ao averiguar, foram informados pelo arrendatário que poderiam ser causados por caçadores ilegais.

Segundo informações da PMA, ao chegarem no local indicado  pelo aplicativo para averiguar possíveis focos de fogo na vegetação, a guarnição foi recebida pelo arrendatário, que relatou que caso tivesse ocorrido algum início de incêndio, poderia ter sido provocado por caçadores de animais nativos e exóticos que frequentam a propriedade sem o seu consentimento.

Ele foi questionado sobre os caçadores possuírem Cadastro Técnico Federal (CTF) do Ibama, na categoria Manejo de fauna exótica invasora e se a propriedade era cadastrada para que fossem executadas as ações de manejo de controle de javalis e destacou que não havia fornecido o CAR da propriedade para nenhum caçador e que era contra qualquer tipo de atividade dessa natureza.

Diante de informações fornecidas pelo arrendatário, os miliares foram até uma área de mata da fazenda e iniciaram buscas para localizar possíveis caçadores ilegais ou armadilhas armadas em desacordo com a lei em vigência.

No local foram encontradas uma armadilha modelo jaula curral, construída artesanalmente com vergalhões de ferro e medindo 2 metros de comprimento, por 90 cm de largura e 1 metro de altura. Ela estava armada com algumas espigas de milho e próximo ao local havia uma rede de descanso, que deveria ser usada como local de espera por caçadores. Também foi encontrada uma carabina Rossi Puma de Calibre aparente 38, com numeração suprimida, escondida dentro de um saco de adubo, em meio à folhas secas, e oito munições intactas do mesmo calibre.

Durante à fiscalização não foi possível identificar o possível autor, no entanto ficou demonstrado que o autor realizava caça de espécimes de forma aleatória sem possuir a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, bem como, usando-se de armamento com numeração e sinais de identificação suprimidos. O material foi apreendido e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Bonito.

Notícias Relacionadas

Período de pré-matrícula da Rede Estadual de Ensino termina nesta quinta-feira

Etapa deve ser realizada pelos pais ou responsáveis e consiste no preenchimento de dados do aluno e seleção da...