Bonito é cidade polo do centro-oeste no lançamento do programa Águas do Agro pelo governo federal

Últimas Notícias

Em alusão aos mil dias do Governo Federal foi lançado nesta sexta-feira, 1º de outubro, o Programa Nacional Águas do Agro, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Bonito (MS) foi escolhido para marcar a comemoração na Região Centro-oeste.

O ato aconteceu na sede do Sebrae e contou com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em exercício, Marcos Montes, representando a ministra sul-mato-grossense Tereza Cristina, que está em quarentena, que destacou a importância da participação do produtor rural e dos munícipios na iniciativa. “O programa é para profissionalizar o produtor rural, mas também quem trabalha nas prefeituras”.

Foto: Filipi Brites/PMB

O programa dialoga com os esforços em promover a sustentabilidade nos processos produtivos da agropecuária brasileira, por meio da disseminação de tecnologias fundamentadas em manejos conservacionistas do solo e da água.

O lançamento aconteceu simultaneamente em todo o Brasil, por meio de live com o presidente Jair Bolsonaro e diversas autoridades reunidas no Palácio Central, em Brasília.

A diretora do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação do Mapa, Mariane Crespolini, explicou que o programa levará orientações para as propriedades rurais com disponibilidade hídrica crítica, que recebem menos assistência técnica com a maior presença de solos descobertos e erosão acentuada, e municípios que recebem menos assistência técnica e com maior proporção de propriedades com uso de irrigação.

“Temos cerca de 70 milhões de hectares de pastagens no país. E milhões deles têm algum grau de degradação. Esse é um grande desafio para erosão de solo, mas também uma grande oportunidade. O Brasil pode multiplicar a sua produção de alimentos na mesma área”, afirmou.

Já o secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Mapa, Fernando Camargo, ressaltou que o programa vai combater problemas, como a erosão do solo, além de melhorar a qualidade do solo e da água para a produção rural. “O Águas do Agro mostra que a fixação de carbono no solo é um grande ativo. E os ativos do produtor rural brasileiro são o solo, a água e o sol”.

Retomada do turismo

No evento, ainda foi anunciada importante iniciativa para a retomada do turismo na região. O Sebrae apresentou o Programa de Nomadismo Digital Viva Mais Bonito, que incentiva o turismo de longa permanência de nômades digitais e trabalhadores remotos, preparando o trade local para a experiência desses moradores temporários. Essa metodologia será replicada para outros destinos do país.

A solenidade de 1000 dias de gestão do Governo Federal também faz parte da programação de aniversário de Bonito, celebrado neste sábado, 2 de outubro, e contou com a presença do prefeito da cidade, Josmail Rodrigues.

Foto: Filipi Brites/PMB

Ainda estiveram o superintendente federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Mato Grosso do Sul, Celso Martins, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de MS, Jayme Verruck; o diretor Superintendente do Sebrae em Mato Grosso do Sul, Cláudio Mendonça; e o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária em MS, Marcelo Bertoni.

CPR Verde

Outro investimento no setor do agro foi a assinatura do decreto que cria a Cédula de Produto Rural (CPR) Verde, que poderá ser emitida a partir deste mês, permitindo ao produtor rural remuneração por serviços ambientais, como preservação de mata nativa em sua propriedade. “É um programa extremamente ousado, que veio para fazer justiça ao produtor rural, que é o grande mantenedor do meio ambiente. O que o agro está fazendo, é com responsabilidade, criando esse ambiente sustentável que todos esperam de nós”, destacou o ministro da Agricultura em exercício, Marcos Montes, em Bonito (MS).

Com informações de MAPA

Notícias Relacionadas

PMA inicia operação com foco na prevenção e repressão à pesca predatória

A PMA (Polícia Militar Ambiental) começa nesta quinta-feira (28) a Operação Semana Santa, com reforço da fiscalização nos rios...