Rio Paraguai será palco do primeiro encontro de canoagem de Porto Murtinho neste sábado

Últimas Notícias

As águas do Rio Paraguai, em Porto Murtinho, vão receber pela primeira vez um grupo de canoístas para um encontro que objetiva incluir a cidade no calendário das competições estaduais da canoagem e movimentar o turismo de eventos no período de baixa temporada da pesca, gerando renda para o município. O evento acontece neste domingo (14) a partir das 7 horas com um passeio ciclístico e ás 9 horas está prevista a saída dos caiaques no dique da Prefeitura.

O 1º Encontro de Canoagem de Porto Murtinho é promovido pelo Comtur (Conselho Municipal de Turismo) em parceria com empresários da cidade e vai envolver mais de 30 participantes, incluindo atletas profissionais da canoagem e paracanoagem, como o campeão paraolímpico Fernando Rufino, o Cowboy.

Também vai contar com a presença do vice-presidente da  Federação de Canoagem de Mato Grosso do Sul. “A participação de um representante do Federação é extremamente importante para alcançarmos o objetivo principal do evento, que é fazer com que Porto Murtinho seja reconhecida como uma opção para as competições a nível estadual e até nacional”, explicam Cleusa Flores e João Savala, idealizadores do encontro.

Segundo ela, o envolvimento dos empresários locais também foi crucial para que o evento acontecesse, porque além fornecerem apoio na organização e custearem a compra dos brindes – um caiaque profissional de 4,5 metros e um remo, que será sorteado entre os participantes do passeio de canoagem – também vão participar do encontro. “Foi muito legal ver a comunidade se organizando, abraçando a ideia. Muitos adquiriram caiaque, treinaram para participar diretamente, demonstrando uma empolgação muito gratificante”, acrescentou.

Até agora já estão confirmados cerca de 30 participantes das cidades da região sudoeste – Bonito, Jardim, Caracol e Porto Murtinho – além de Campo Grande e Aquidauna.

O evento conta com apoio da Prefeitura de Porto Murtinho, através das secretarias de Turismo e Esportes e da Câmara Municipal.

 

 

Notícias Relacionadas

PMA inicia operação com foco na prevenção e repressão à pesca predatória

A PMA (Polícia Militar Ambiental) começa nesta quinta-feira (28) a Operação Semana Santa, com reforço da fiscalização nos rios...