Secretaria pede doação de sementes de guavira para garantir continuidade de tradição

Últimas Notícias

A Secretaria de Meio Ambiente de Bonito está pedindo a população para que doem sementes de guavira para a produção de mudas da planta no Viveiro Municipal. Segundo a titular da pasta, Ana Trevelin, nem mesmo o valor cultural associado a fruta tem sido suficientes para a conservação dos guavirais e por isso é importante que município seja capaz de produzir mudas.

“A guavira é muito tradicional em Bonito e é de extrema importância que o viveiro tenha mudas da planta,  por isso aproveitamos o período de safra da guavira e o grande consumo pelos moradores, nós pedimos a doação de sementes. A produção de mudas é essencial inclusive, para garantir que a fruta continue existindo em nosso município”, detalha a secretária.

Quem puder doar, é só levar as sementes no Viveiro Municipal, localizado ao lado da Garagem da Prefeitura, na Vila Marambaia.

Fruta Símbolo de MS – Desde novembro de 2007, com a sansão da Lei 5.082, de autoria do deputado Renato Câmara, a guavira passou a ser reconhecida como fruta símbolo de Mato Grosso do Sul. Tamanha sua importância, que em Bonito ela tem até festival, que neste ano acontece nos dias 26 e 27 de novembro, na Praça da Liberdade, com estande exclusivo para degustação gratuita e o concurso da ‘Maior guavira de Bonito”.

Fotos enviadas por leitores do Bonito Mais durante colheita da Guavira

 

Notícias Relacionadas

PMA inicia operação com foco na prevenção e repressão à pesca predatória

A PMA (Polícia Militar Ambiental) começa nesta quinta-feira (28) a Operação Semana Santa, com reforço da fiscalização nos rios...