A Prefeitura de Bodoquena se prepara para abrir as trilhas do Parque Nacional da Serra da Bodoquena ao público ainda no primeiro semestre deste ano. Nesta terça-feira (9) equipes da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico participaram de uma visita técnica de reconhecimento na região.
A trilha visitada fica na região do Canaã, com acesso pela Fazenda Rancho Branco e passa pelas águas cristalinas dos Córregos Salobrinha e Santa Maria. “Com a abertura das trilhas do parque, os visitantes terão a oportunidade de observar as belezas da Serra da Bodoquena, apreciar grande riqueza de espécies da flora, aves, cachoeiras, gruta, tufas calcárias e nascente”, divulgou a prefeitura.
Há 19 anos, o Parque da Bodoquena foi criado para proteger um dos últimos resquícios de Mata Atlântica do país, um bioma formado por um conjunto de ecossistemas, como Cerrado, Pantanal e Chaco paraguaio. A área é considerada prioritária para conservação pelo Ministério do Meio Ambiente.
O Parque da Bodoquena abrange os municípios de Bonito, Bodoquena, Jardim e Porto Murtinho.
A visitação foi conduzida pelo chefe do PNSBd (Parque Nacional da Serra da Bodoquena) Sandro Roberto da Silva Pereira. Representando a Prefeitura de Bodoquena participaram os servidores da Secretaria Municipal Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Danillo Angelo dos Santos, chefe do Departamento de Meio Ambiente e Reginaldo Medeiros Barreto Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente e chefe do Departamento Municipal de turismo.