Bodoquena inicia testagem em massa na população para detectar possíveis casos de Covid-19

Últimas Notícias

A Secretaria de Saúde de Bodoquena iniciou nesta sexta-feira (11) a testagem em massa da população para COVID-19. Para isso, foram adquiridos 3 mil testes rápidos de antígeno. A intenção da ação é evitar a proliferação do vírus, especialmente se o paciente for assintomático.

Segundo a prefeitura, a testagem em massa ajuda a combater casos de subnotificação da doença. As equipes de testagem, compostas por duas enfermeiras, duas técnicas em enfermagem e o Agente Comunitário de Saúde de cada região do município, percorrerão todos os bairros, batendo de casa em casa, para realizar questionário de saúde e oferecer o teste aos moradores.

O teste disponível detecta a COVID-19 entre o primeiro e o oitavo dia de infecção e apresenta resultado entre 5 e 15 minutos. Para os casos positivos o protocolo é realizar atestado de isolamento e encaminhar o paciente para o Hospital, para que seja oferecido atendimento especializado.

Para atender toda a população, foi elaborado cronograma que será divulgado posteriormente. A Secretaria pede a colaboração dos moradores para receber a equipe.

O trabalho de testagem por demanda espontânea também é realizado no Hospital Municipal Francisco Sales. Pessoas que apresentarem sintomas devem buscar atendimento no local especializado.

A medida foi uma iniciativa do prefeito Kazu Horii que viu a necessidade de identificar os casos subnotificados para conter o avanço da doença na cidade. O mutirão é realizado pela Secretaria, com apoio dos profissionais do Hospital Municipal que já são referência no atendimento à COVID-19.

Notícias Relacionadas

Desaparecimento de idoso na Serra da Bodoquena completa 16 dias e se assemelha a caso de Seu Bigode

O Corpo de Bombeiros de Bonito encerrou as buscas por Moacir Penajo, idoso de 77 anos visto pela última...