Idosos lotam posto de saúde atrás de vacina em Bonito

Últimas Notícias

Unidade montou duas salas de vacina para agilizar o processo

A Secretaria Municipal de Saúde de Bonito realiza neste sábado (27) a vacinação de 178 idosos contra o Covid-19. A imunização acontece no ESF Centro, onde foram montadas duas salas de vacina, para dar mais agilidade ao atendimento e evitar aglomerações. Os pacientes receberam senhas para garantir a vacina e mesmo com a uma quantidade significativa de doses, teve quem preferiu madrugar na fila para garantir a imunização.

André Gomes conta que chegou no posto as 2h40 para garantir uma senha para avó e que quando chegou, já haviam pessoas em frente a unidade. “Pelo que falaram aqui, teve um pessoal que veio antes da meia-noite”.

Para o moto-taxista Mineiro, que foi acompanhar o pai, Seu Alírio, 76 anos, o ideal seria que os idosos recebessem a imunização em casa. “Os próprios agentes de saúde, que visitam as casas, poderiam fazer essa triagem e informar onde há idosos, para que eles recebessem a vacina em casa. Eu acho muito perigoso vir aqui, olha o tanto de gente”, detalha.

O idoso até concordou que seria mais cômodo receber a imunização em casa, mas explicou que entende a complexidade de ação como essa. “É muita gente né, seria muito difícil eles conseguirem ir de casa em casa fazendo isso”.

Embora os idosos e familiares tenham lotado a calçada em frente a unidade, a equipe montou uma estratégia para manter o fluxo de pessoas, evitando aglomerações dentro do ESF, desde a distribuição de fichas, até a instalação de uma sala auxiliar de vacina, para agilizar o processo. Também foram abertos os dois portões, uma para entrada e outro para saída dos pacientes.

Mesmo com a grande procura nas primeiras horas do dia, quando a reportagem chegou ao local, por volta das 7h00, ainda haviam 60 fichas para distribuição.

Bonito recebeu na sexta-feira (26) 240 doses, sendo 160 da vacina AstraZeneca e 80 da CoronaVac. Destas, 178 estão sendo aplicadas em moradores da área urbana neste sábado, 20 serão destinadas a idosos do Assentamento Guaicurus e 42 serão guardadas para garantir a segunda dose da imunização nas pessoas vacinadas com a CoronaVac.

1 COMENTÁRIO

Notícias Relacionadas

Caso sucuri ‘Anajúlia’: perícia descarta morte por arma de fogo

A Polícia Civil de Bonito divulgou nota descartando o uso de arma de fogo na morte da sucuri Anajúlia....