Bonito está entre os dez selecionados em estratégia nacional para promoção de Destinos Turísticos Inteligentes

Últimas Notícias

O Ministério do Turismo (MTur) divulgou na última semana o resultado final dos 10 municípios selecionados na Estratégia Nacional DTI Brasil, sendo Bonito (MS), Foz do Iguaçu (PR), Goiânia (GO), Ponta Grossa (PR), Santos (SP), Joinville (SC), Vila Velha (ES), Fortaleza (CE), São Luiz (MA), Gramado (RS). O resultado final da chamada pública foi divulgado após análise de recurso administrativo avaliado pela comissão competente, composta por integrantes do MTur, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Em maio deste ano, a Prefeitura de Bonito, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio firmou termo de compromisso com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Sebrae Nacional para elaboração de instrumentos de planejamento e a implementação de ações-chave para o fortalecimento e consolidação da estratégia de DTI no município, no âmbito do Programa Turismo Futuro Brasil. O termo foi assinado pelo prefeito Josmail Rodrigues e pela secretária de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, Juliane Salvadori durante evento em Curitiba.

Na ocasião o município era um dos doze selecionados, entre 79 cidades do Brasil, para receber consultoria técnica especializada para elaboração de estratégias e instrumentos para desenvolvimento do turismo inteligente. A participação e aprovação ocorreram após a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito elaborar um conjunto de documentos pautados nas diversas ações atualmente desenvolvidas e apresentar leis municipais existentes que atendessem aos itens de seleção.

O MTur parabeniza os 10 municípios selecionados e informa que a partir de agora essas cidades passarão por um diagnóstico que apontará uma estratégia para o desenvolvimento do turismo local, além da capacitação de gestores locais do setor. Os selecionados, após completarem o seu Plano de Transformação, receberão o certificado de “DTI em Transformação”, o que não significa que sejam destinos turísticos inteligentes, mas que estão no caminho para essa transformação.

“Temos trabalhado pelo crescimento do projeto DTI, pois acreditamos que desenvolver o turismo nos nossos municípios vai aumentar ainda mais a economia do país. Para isso, estivemos, inclusive, na Espanha, assinando um acordo com o governo de lá que prevê a parceria no que diz respeito aos Destinos Turísticos Inteligentes”, ressaltou a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

Os municípios definirão os seus cronogramas de implantação com base nos resultados da avaliação realizada e de acordo com as principais necessidades e possibilidades de cada um. O trabalho desenvolvido segue nove pilares: Governança; Inovação; Tecnologia; Sustentabilidade; Acessibilidade; Promoção e Marketing; Segurança; Mobilidade e Transporte; e Criatividade.

Para o prefeito Josmail Rodrigues, a aprovação do município no programa é uma grande conquista e o foco agora será adquirir toda experiencia e conhecimento possível, visando o desenvolvimento do turismo. “Participar de um grupo de trabalho onde somente dez cidades brasileiras farão parte de um projeto internacional, possibilitará que o nosso destino tenha um planejamento atualizado e a execução de ações pautadas nos principais pilares de destinos turísticos inteligentes do mundo”.

Bonito está entre os dez selecionados em estratégia nacional para promoção de Destinos Turísticos Inteligentes

A secretária de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, Juliane Salvadori, por sua vez, afirmou que a “aprovação de Bonito neste projeto, após cumprir todas as etapas do edital, demonstra o objetivo de continuar avançando em temas tão relevantes como este, tendo o apoio de instituições como o BID e Sebrae Nacional”.

CAPACITAÇÃO – Os municípios selecionados terão a primeira capacitação realizada de forma presencial, na sede do Ministério do Turismo, em Brasília, ainda no mês de junho. O Ministério do Turismo enviará o convite aos gestores representantes dos municípios em breve.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO – Para ser um Destino Turístico Inteligente, o município precisa ser um espaço turístico inovador, acessível a todos, consolidado sobre uma infraestrutura tecnológica que garante o desenvolvimento sustentável do território, que facilita a interação e integração do visitante com o entorno e incrementa a qualidade da sua experiência no destino e a qualidade de vida dos residentes.

Os municípios participantes foram selecionados a partir de critérios como existência de policiamento turístico, plano de mobilidade, programa ou plano estratégico de cidade sustentável e/ou cidade inteligente, ações ou projetos relacionados ao desenvolvimento da economia criativa no destino, entre outros quesitos.

ETAPAS DA ESTRATÉGIA – A Estratégia Nacional é dividida em dois ciclos: no primeiro, é feito um diagnóstico, uma capacitação e um planejamento, onde é conhecida a situação em que a cidade se encontra, sendo o ponto de partida para o desenho de um Plano de Transformação que vai apoiar o município a se transformar, de fato, em um DTI.

Já a segunda etapa consiste em realizar a execução das ações contidas no Plano para que o município consiga o Selo DTI Brasil, que pode ser obtido após o destino passar por uma auditoria realizada por técnicos do Ministério do Turismo junto a um ou mais representantes do Instituto Ciudades del Futuro – parceiro do MTur nesta iniciativa. A partir daí, a cidade entra em um processo de melhoria contínua, ampliando sua capacidade de enfrentar novos desafios sociais, políticos, tecnológicos e econômicos.

SOBRE O DTI – Esta é a segunda edição do Projeto, que já foi realizado como projeto-piloto e selecionou 10 destinos: Brasília/DF e Campo Grande/MT (Centro-Oeste): Recife/PE e Salvador/BA (Nordeste); Rio de Janeiro/RJ e Angra dos Reis/RJ (Sudeste); Florianópolis/SC e Curitiba/PR (Sul); Rio Branco/AC e Palmas/TO (Norte). Todos receberam certificados de “DTI em Transformação”.
Fonte: PMB

Notícias Relacionadas

Inmet publica alerta de chuvas intensas para Bonito a partir das 13h desta terça-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de chuvas intensas para Bonito, começando a partir das 13 horas desta...