Guia Lopes completa 83 anos de fundação nesta sexta-feira

Últimas Notícias

O município de Guia Lopes da Laguna comemora hoje, 19 de março, 83 anos de fundação. Junto com Bonito, Bodoquena e Jardim, é um dos municípios que integram o complexo turístico do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, apresentando grande potencial turístico.

Devido ao período de pandemia, as homenagens ao aniversário da cidade foram pelas redes sociais. No início do dia, o prefeito Jair Scapini postou um vídeo parabenizando o município e destacando investimentos.

O secretário de Infraestrutura do Estado, Eduardo Riedel, também publicou mensagem ao município. “Não poderia ter maneira melhor da gente parabenizar e entregar um presente para Guia Lopes do que é entregar a obras que estamos fazendo, ligando a Antônio João, porque Guia Lopes vai ser um importante entreposto da Rota Bioceânica, ligando a Murtinho, ao Paraguai  e aos portos do Pacífico”.

83 anos: Construída sobre o cenário de um dos mais trágicos episódios da Guerra do Paraguai: “A retirada da Laguna”, a atual cidade de Guia Lopes da Laguna iniciou sua povoação no início do século XVIII com a chegada dos castelhanos (vindos do Paraguai) e pecuaristas que migravam da região sudoeste do país.

Um dos pioneiros na região foi José Francisco Lopes que transferiu residência com Dona Senhorinha Maria Conceição Barbosa Lopes para a Fazenda Jardim, onde nasceram seus seis filhos (local situado na Rodovia Guia Lopes – Bonito que hoje pertence ao Senhor Joelcio Padilha e família).

Ao eclodir a Guerra em 1846 José Francisco Lopes, profundo conhecedor da região, alistou-se como voluntário no exército brasileiros para guiar as tropas ao Paraguai, com o objetivo de libertar famílias levadas como prisioneiras pelo exercito inimigo, dando início a marcha da Retirada da Laguna.

Marcada pela fome, cansaço e doenças a marcha perdurou 35 dias e aproximadamente mil soldados brasileiros morreram fustigados pelos paraguaios ou de cólera. A atuação do Guia Lopes (como era conhecido) foi decisiva para evitar uma tragédia ainda maior.

Vítima da doença, Guia Lopes faleceu a poucos dias da travessia do rio Miranda, que era o último obstáculo antes do objetivo final.

Aos 12 dias de fevereiro de 1938, após a construção da Ponte Velha que liga Guia Lopes da Laguna a Jardim, na sede da fazenda de José Francisco Lopes (último filho do Guia que se encontrava vivo), fazendeiros e trabalhadores resolveram fundar um povoado, o qual foi batizado pelo nome de Patrimônio de Guia Lopes.

A data de 19 de março (dia de São José) fora escolhida para homenagear o patrono Guia Lopes.  Seu filho José Francisco Lopes do Guia foi doador das terras para a fundação do perímetro urbano do Patrimônio.

No ano de 1942 passara a denominar-se Guia Lopes da Laguna. Em1948, o Patrimônio de Guia Lopes da Laguna fora elevado a categoria de Distrito de Paz do Município de Nioaque.

No dia 11 de Dezembro de 1953, o Distrito ganha maturidade, e eleva-se a categoria de Município.

Com Prefeitura de Guia Lopes

Notícias Relacionadas

Mato Grosso do Sul inicia semana com 6,9 mil vagas de emprego em diferentes cidades

Há vagas disponíveis em Jardim e Guia Lopes Para quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho, a Funtrab (Fundação...