Miranda volta às aulas presenciais somente em escolas particulares por enquanto

Últimas Notícias

Cada um no seu quadrado. As marcas em amarelo no chão delimitam o espaço de cada carteira dentro da sala de aula. Esta é apenas uma das marcas que o novo normal trouxe para a mais tradicional escola particular de Miranda, o Colégio Nossa Senhora do Carmo. Mantido por uma associação de pais, o colégio definiu o retorno das aulas no sistema híbrido, desde ontem, 08 de fevereiro. Os pais podem optar por enviar seus filhos para aulas presenciais, ou mantê-los com atendimento online, seguindo o que vinha sendo feito no ano passado. “O ano de 2020 foi de muitas dificuldades, de aprendizado  em todos os sentidos”, diz a diretora da escola, Gilca Maciel.

Com orientações do Ministério Público, preparou, desde o ano passado, protocolos de segurança sanitária. As novas regras começam já na chegada dos alunos. Foram criadas escalas com horários de entrada diferenciados para cada grupo de alunos. De manhã, a escala começa com a chegada dos alunos do 6º ano, que entram às 6h40min. Às 6h55min entram alunos do 7º ano e assim por diante. São realizadas medições de temperatura na entrada. O uso de máscara é obrigatório e pontos com álcool em gel estão espalhados pela escola.

Para além das questões sanitárias, o plano de retomada das aulas criado pelo Colégio Nossa Senhora do Carmo olha também para as questões pedagógicas,  “para identificar os diferentes níveis de aprendizagem dos estudantes, programas de recuperação da aprendizagem”, diz o documento que lembra também que o momento ainda é de incerteza: “apesar de tantas incertezas ainda existentes no cenário da pandemia, retornar com um sistema melhor e com todos os protocolos de saúde não será nada fácil no ensino, aprendemos e estamos aprendendo com as necessidades e respostas que já estão sendo ou serão aplicadas em caráter emergencial”.

“Já estávamos trabalhando com os protocolos desde o ano passado”, diz a diretora do colégio. “Este ano acreditamos que será muito melhor”, completa, otimista, Gilca.

protocolos estão sendo preparados desde 2020, com orientações do Ministério Público

Notícias Relacionadas

Garçom é preso por armazenar conteúdo de abuso sexual infanto-juvenil em Bonito

Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), deflagra mais uma fase...