O grupo de protetores de animais que se intitula Anjos e Patas chama atenção para o elevado número de cães e gatos abandonados em Miranda. Apenas estando provisoriamente com integrantes do grupo, atualmente, há dez cães. O Anjos e Patas auxilia alimentando, atualmente, cerca de 60 gatos. Este é só um dado da dimensão do trabalho realizado pelo grupo. Os integrantes do Anjos e Patas além de se revezar mantendo provisoriamente em suas próprias casas animais resgatados, apoiam ainda lares de cuidadores de animais e auxiliam tutores que não têm condições de cuidar sozinhos de seus pets.
“É importante chamarmos a atenção para a responsabilidade da adoção”, diz Simone Cavalcante, que é uma das voluntárias do Anjos e Patas. Na casa dela, por exemplo, há uma ninhada de cinco cães, resgatada recentemente e que pode ser adotada.
O Anjos e Patas criou um modelo de triagem para selecionar os futuros tutores dos animais. Entre as exigências, além de, claro, amar o animal, estão “ter condições financeiras, dispor de tempo e espaço”. O grupo exige fotos do local onde o animal ficará e pede que o novo tutor assine um termo de compromisso.
“É necessário fazer essa triagem. Sempre que anunciamos recebemos umas trinta mensagens de pessoas querendo. Mas daí você vai triar e esse número cai pela metade”, diz Simone Cavalcante que insiste na importância de conscientizar as pessoas sobre a adoção responsável.
O Anjos e Patas alerta ainda sobre a falta, ou falha, de políticas públicas municipais para cuidado dos pets – como castração, controle zoonoses entre outros.
Procurada pela reportagem do Bonito Mais, a Prefeitura afirmou que “está sendo realizada uma reforma no antigo prédio da escola da Baiazinha, onde funcionará o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Os planos pra futuro são de melhoria nesta área. Neste momento a Zoonoses está fazendo exames de Leishmaniose e eutanásia, controle de animais de mordedura”. As pessoas que necessitarem de apoio do Controle de Zoonoses devem procurar o setor, que funciona hoje no anexo à Secretaria Municipal de Esporte, que funciona ao lado do Hemocentro, no centro de Miranda.
O grupo
O Anjos e Patas sobrevive de doações e campanhas de arrecadação que são abertas conforme as demandas que surgem. Os animais que necessitam de atendimento veterinário são levados pelo grupo, em seus carros particulares, para um veterinário parceiro em Aquidauana, que faz os atendimentos com descontos.
Para ajudar, denunciar ou conhecer melhor o trabalho do Anjos e Patas, é só pesquisar por @anjosepatas no Facebook.