Miranda é a cidade com a terceira maior população indígena de Mato Grosso do Sul, ficando apenas atrás de Dourados e Amambai. O município pantaneiro possui cerca de 8 mil indígenas, em sua maioria da etnia terena, vivendo em oito aldeias. Com quase um terço da população local formado por indígenas (o município tem pouco mais de 25 mil habitantes), as celebrações do 19 de abril, Dia do Índio sempre foram marcantes na cidade.
Mas, como tudo no mundo, a festa do Dia do índio também foi afetada pela pandemia do coronavírus. Em 2020 o evento, que sempre conta com o apoio da Prefeitura da cidade, foi cancelado. Neste ano, as celebrações foram realizadas, com protocolos de biossegurança.
O prefeito interino, André Vedovato (PDT) esteve nas comunidades indígenas cumprimentando pelo Dia do Índio, acompanhado do presidente interino da Câmara Municipal, Emiliano Martins (PT) e dos vereadores Dani Arguelho (PDT) e Marcão (PSDB), além do secretário de Assuntos Indígenas, Lindomar Ferreira,
“Oferecemos o apoio para, dentro das regras sanitárias, as comunidades celebrarem este momento que lembra as lutas e conquistas da comunidade indígena que é de fundamental importância para Miranda”, afirmou André Vedovato.
“O 19 de abril é muito especial para todos nós mirandenses. Quero dizer a cada irmão indígena: se precisarem deste vereador, as portas da Câmara estarão sempre abertas”, disse o presidente interino do Legislativo Municipal, Emiliano Martins (PT), que fez questão de afirmar: “Dia do Índio é todo dia, o povo indígena merece respeito”.
Já a vereadora Dani Arguelho (PDT) fez questão de frisar a importância histórica dos povos indígenas para toda a sociedade. “Espero que no próximo ano possamos comemorar 2 vezes: a data do Dia do Índio e a cura da pandemia”, afirmou Dani, pregando uma mensagem de esperança.
O vereador Marcão (PSDB) também lamentou a pandemia. Além de lembrar a perda de pessoas queridas para várias famílias, Marcão disse que “o momento agora é de orar e pedir a proteção de Deus”. O vereador frisou que todas as comunidades podem contar com a Câmara Municipal. “A Câmara não vai parar, não vai desistir”, falou.
O secretário de Assuntos Indígenas, Lindomar Ferreira, se disse esperançoso. “Tenho a esperança de que nós possamos sair dessa pandemia de que passe este momento, para que possamos celebrar a vida com nossas famílias”, afirmou Lindomar.
Todas as autoridades falaram das orações que estão fazendo pelo restabelecimento da saúde do prefeito Edson Moraes (PSDB) – afastado do cargo, internado em Campo Grande com complicações em decorrência da covid-19.
Os vereadores, o secretario e o prefeito interino André Vedovato, se disseram confiantes sobre a recuperação de Edson. “Damos seguimento ao trabalho do prefeito, com a fé de que logo o teremos de volta conosco”, afirmou André Vedovato.