Águas turvas no Formoso preocupam moradores e SEMA afirma ser fenômeno natural

Últimas Notícias

Fotos de um Rio Formoso turvo, de águas com aspecto leitoso, foram amplamente divulgadas entre os moradores de Bonito nesta terça-feira (20). A preocupação da população levou equipes da Prefeitura Municipal ao local para averiguação de possível crime ambiental na região, no entanto, a explicação pode ser um fenômeno natural causado pela mudança do curso do rio.

Quem visitou o Formoso na manhã de ontem se deparou com um cenário bem diferente do habitual. As águas cristalinas deram lugar ao aspecto leitoso, com pouca visibilidade. O fenômeno começou a ser percebido no início da manhã, pouco mais de duas horas depois o rio estava completamente turvo.

A situação preocupou os moradores da Capital do ecoturismo e levantou discussões sobre o desrespeito as leis de preservação na região. Equipes da Prefeitura de Bonito foram ao local e nesta quarta-feira (21) a SEMA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) emitiu nota sobre o caso. A suspeita é que o fenômeno seja resultado da alteração do curso do Rio Formoso.

“A Prefeitura Municipal e a SEMA suspeitam que esse fenômeno é resultado de uma alteração no curso do Rio Formoso, que aconteceu no meio de um de seus banhados, no ano de 2017, após uma grande enchente. Ele fez um pequeno desvio em trecho, em que aos poucos, o novo leito foi se alargando e entrando em um terreno que possui muito calcário de aluvião que está despejando sedimento e turvando o rio”, diz a nota.

Ainda conforme a nota, “de tempos em tempos” o excesso de sedimentos de calcário, em razão da própria natureza, causa o turvamento das águas. “A Prefeitura está monitorando o problema e consultando especialistas em Geologia e Recursos Hídricos com o objetivo de entender melhor a situação e avaliar possíveis soluções”.

Rio Formoso, no Balneário Municipal, ontem dia 20 de abril.
Rio Formoso, no Balneário Municipal, hoje às 8h da manhã.

Notícias Relacionadas

PMA inicia operação com foco na prevenção e repressão à pesca predatória

A PMA (Polícia Militar Ambiental) começa nesta quinta-feira (28) a Operação Semana Santa, com reforço da fiscalização nos rios...