Ao custo de R$ 1,5 milhão, Centro da Cultura Terena será reformado em Miranda

Últimas Notícias

Com investimento de R$ 1,5 milhão do Governo do Estado, o prefeito Fábio Florença (PDT) assinou a ordem de serviço de início das obras de revitalização do Centro Referencial da Cultura Terena (Cerecute), em solenidade na tarde desta segunda-feira, 16, na sede do prédio a ser revitalizado, na entrada de Miranda, às margens da BR-262.

Desde sua construção, há 18 anos, o Cerecute jamais passou por obras estruturais de reforma e está interditado desde o início da pandemia de Covid, em meados de 2019.

“Agradecemos o ex-governador Reinaldo Azambuja e nosso atual governador Eduardo Riedel”, afirmou Fábio Florença, prefeito de Miranda. FOTO: Luciano Justiniano.

O espaço abrigava a exposição e comercialização de artesanato indígena da etnia terena, gerando renda para famílias de artesãos indígenas de diversas aldeias locais.

O Cerecute foi fechado em 2019, na esteira das medidas restritivas para combate à pandemia do coronavírus. Mesmo com a flexibilização das restrições de circulação, a Secretaria Municipal de Assuntos Indígenas de Miranda optou por manter o prédio fechado, dadas às condições precárias da infraestrutura.

Em 2021, o prefeito Fábio Florença (PDT) apresentou a demanda de reforma do prédio para o então governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e para o então secretário de Estado de Infraestrutura Eduardo Riedel (PSDB). Desde então, após gestões junto à Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul com o apoio de parlamentares, em especial da deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), a Prefeitura viabilizou a liberação de recursos estaduais para a obra.

A primeira licitação para a reforma do Cerecute foi invalidada. “A empresa vencedora não possuía atestados técnicos de capacidade condizentes à execução de uma obra tão específica”, explica a engenheira civil Camila Mussato, secretária Municipal de Planejamento de Miranda e responsável pela gestão do contrato de reforma do Cerecute.

No segundo processo licitatório, o Estúdio Sarasá fora habilitado e será o responsável por todo o processo que começa nos próximos dias.

Em nome dos caciques indígenas, Edelson Antonio, cacique da aldeia Argola destacou como esta era uma obra que as comunidades indígenas aguardavam.

“Nosso prefeito Fábio está de parabéns, juntamente com sua equipe, pelo empenho que tem tido para com o progresso da nossa terra”, disse o presidente da Câmara, vereador André Vedovato.

Max Freitas, atual diretor presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, destacou o empenho do prefeito Fábio Florença para viabilizar a reforma e fez o compromisso de continuar apoiando a Prefeitura para desenvolver projetos de fomento para a cultura ligados ao Cerecute.

“Agradecemos o ex-governador Reinaldo Azambuja e nosso atual governador Eduardo Riedel”, afirmou Fábio Florença, lembrando que a demanda para a reforma do Cerecute também foi levada à deputada Mara Caseiro.  “Nós levamos também esta demanda à deputada Mara e graças a Deus nós fomos bem atendidos”, ressaltou o prefeito de Miranda.

“Vamos seguir fazendo muito por Miranda”, finalizou Florença.

Notícias Relacionadas

Garçom é preso por armazenar conteúdo de abuso sexual infanto-juvenil em Bonito

Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), deflagra mais uma fase...