Com investimentos, hospital de Miranda faz 460% mais cirurgias

Últimas Notícias

Em três anos, o número de cirurgias realizadas pelo Hospital Municipal Renato Albuquerque Filho (HMRF) cresceu 460%. Em 2020 foram realizadas 94 cirurgias, número que subiu para 334 em 2021 e teve um salto para 527 cirurgias realizadas em 2022.

O aumento aconteceu graças a uma força-tarefa montada pela Prefeitura para enfrentar as cirurgias que estavam represadas por conta da pandemia. No período mais grave da pandemia de coronavírus, as autoridades em saúde pública suspenderam cirurgias eletivas – que são aquelas que não têm urgência de serem realizadas.

Isso gerou um aumento na fila de espera, que foi enfrentando com investimentos como a ampliação das equipes para cirurgia, com contratação de mais um enfermeiro, 2 técnicos de enfermagem e mais um médico auxiliar – atualmente 4 médicos trabalham realizando cirurgias no HMRF.

Houve investimentos na infraestrutura também, com a aplicação de R$ 230 mil em equipamentos e na reforma no Centro Cirúrgico do hospital. Apenas uma sala de cirurgia funcionava plenamente. Outra sala foi equipada, passando a unidade a operar com duas salas de cirurgia, com instalação de dois novos monitores com capnógrafo (tecnologia que permite ter uma imagem gráfica e uma medida objetiva do estado ventilatório do paciente), aquisição de novo aparelho de anestesia geral e de novo carrinho de emergência.

“Atualmente possuímos 127 cirurgias em andamento, que são pacientes em consultas, realizando exames ou com cirurgias agendadas”, explica a Rosemeire Lopes de Souza, secretária Municipal de Saúde e Saneamento de Miranda.

“Trabalhamos para que esta fila ande o mais rápido possível e atendamos, com rapidez, qualidade e dignidade cada mirandense que precisa da cirurgia. Por isso, além de investirmos na estrutura do hospital, também aderimos ao Programa Opera MS, do Governo do Estado”, diz o prefeito Fábio Florença (PDT).

O Opera MS é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde que promove ações para agilizar a realização de cirurgias eletivas em várias cidades de Mato Grosso do Sul.

Notícias Relacionadas

Garçom é preso por armazenar conteúdo de abuso sexual infanto-juvenil em Bonito

Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), deflagra mais uma fase...