Epidemia: hospital de Miranda está lotado com crianças com problemas respiratórios

Últimas Notícias

Todos os leitos disponíveis para internação pediátrica do Hospital Municipal Renato Albuquerque Filho estão lotados. No total, até a tarde desta terça-feira, 4, havia sete crianças internadas, todas com sintomas respiratórios. Um caso, mais grave, é uma criança de pouco mais de um mês que aguarda transferência para um centro especializado. Até o fechamento desta matéria, tanto a equipe da Secretaria de Saúde e Saneamento quanto o próprio prefeito de Miranda, Fábio Florença (PDT) lutavam para obter a vaga para o paciente.

Além da lotação da ala pediátrica, a unidades de saúde de Miranda estão sob pressão com o aumento da demanda de pacientes de várias idades com sintomas respiratórios. O quadro de Miranda não é isolado. Tanto que a Secretaria de Estado de Saúde emitiu um alerta epidemiológico, informando o “aumento no número de casos de SRAG [Síndrome Respiratória Aguda Grave] em crianças e adolescentes em todo país, com acréscimo muito expressivo de internações por SRAG nessas faixas etárias”. O alerta chama a atenção: “Com a alta circulação de vírus respiratórios, os serviços de saúde públicos e privados se encontram superlotados”.

No hospital de Miranda, há 19 adultos internados, dos quais 11 com sintomas respiratórios.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde o aumento na demanda de pacientes com problemas respiratórios se dá por conta da “circulação intensificada de vírus respiratórios – período de sazonalidade – nos meses mais frios do ano no país: abril, maio, junho e julho”.

 

Notícias Relacionadas

Garçom é preso por armazenar conteúdo de abuso sexual infanto-juvenil em Bonito

Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), deflagra mais uma fase...