Inverno começa com temperaturas amenas e previsão de calor para o final de semana

Últimas Notícias

A estação mais fria do ano começa nesta quarta-feira (21) e vai até 23 de setembro, porem em Bonito, o inverno chegou com temperaturas amenas, bem superiores as registradas na semana anterior, quando o termômetro chegou a 4 ºC. Nesta quarta, por exemplo, a mínima foi de 15 ºC ao amanhecer e durante a tarde faz 27 ºC na Capital do Ecoturismo.

Para os próximos dez dias, a previsão é de que esquente ainda mais, com a máxima podendo chegar a 32 ºC neste final de semana. Segundo sites não oficiais, porém que indicam a previsão do tempo a longo prazo, as menores temperaturas estão previstas entre 1º e 3 de julho, com mínima de 13 ºC e a partir do dia 23, com mínima de 11 °C em Bonito.

El Niño

Em 2023 o Inverno será afetado pelo fenômeno El Niño Oscilação Sul. Quando ele está em atuação, o calor é reforçado no verão e o inverno é menos rigoroso. Isso ocorre porque dificulta o avanço de frentes frias no País, fazendo com que as quedas de temperatura sejam mais sutis e breves.

O El Niño é considerado um fenômeno de aquecimento das águas superficiais do Pacífico e possui uma condição menos previsível para o Estado. Porém, a tendência geral é de aumento das chuvas e padrões de temperaturas mais elevados, principalmente no inverno. Vale destacar que não é apenas esta forçante climática que determina as condições gerais do clima.

Como característica, o inverno tem a queda das temperaturas que favorece a formação de geadas e neblina, noites mais longas e dias mais curtos. Em Mato Grosso do Sul é a estação que apresenta os menores índices pluviométricos do ano, ou seja, é o período conhecido como estiagem.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as chuvas devem ficar dentro ou um pouco acima da média histórica para o período de Julho-Agosto-Setembro. Em relação a previsão climática da temperatura do ar para o mesmo trimestre, o modelo indica que, em Mato Grosso do Sul, as temperaturas tendem a ficar acima da média histórica, mas ainda assim terão dias frios no Estado.

Notícias Relacionadas

Domingo de Páscoa deve ser chuva em quase todo Estado

Para o domingo de páscoa há uma mudança no panorama meteorológico, com previsão de instabilidades em praticamente todo o...