Quanto vale uma vida?

Últimas Notícias

Tania Maria Pellin

Em algum momento da sua vida, você já parou para analisar, ou se perguntar, o quanto vale uma vida? Paracrates Uma vida sem reflexão não vale a pena ser vivida”, quis nos dizer, que sem avaliação para nosso auto aperfeiçoamento e princípios, somos vulneráveis, daí a necessidade de reflexão, e não apenas comer, respirar, pensar e amar. Logo, a vida é um bem maior. Deve ser mais do que simplesmente viver no mundo e não pensar sobre o mundo e as coisas do mundo. Nesta reflexão, devemos pensar em Deus como Criador da vida, assim, Ele é que deve dar sentido à vida, cabendo a nós viver o melhor para si e também a outrem.

Sócrates foi perseguido e sentenciado a morte. O motivo? Acusado de corromper a juventude com ideias que estavam em desacordo com as crenças do período, perturbando a ordem vigente. Em 399 a.C, o filósofo recebeu o cálice contendo cicuta, veneno utilizado para sua execução. Ele bebeu o conteúdo do cálice e pouco tempo depois adormeceu no sono eterno.

Para Jostein Gaarder, Sócrates era mestre da retórica, tinha tanta autoconfiança no que falava, que podia tanto arrebatar quanto irritar os seus ouvintes. Ele  falava em nome de uma coisa que era maior que ele mesmo, desafiava agudamente os que detinham o poder na sociedade, apontando sem piedade as hipocrisias e falsos fundamentos em que se assentavam para cometer toda a sorte de abusos e injustiças. Foi isto que no fim lhe custou a vida. Afinal, os que questionam são sempre perigosos para os poderosos e pseudo-sábios de todas as épocasa reflexão pode ser perigoso.

Então, quanto vale a vida? Até quando vamos ignorar o incalculável valor de viver? Alguma noite, você já parou para analisar que um relógio só faz barulho quando tudo está em silêncio? E que nós, só valorizamos um segundo da nossa vida quando temos somente um dia para viver? Pense antes de agir, não permita que a emoção seja maior que a razão. Avalie em décimos de segundos as consequências de seus atos. Pois, muitas vezes, não podemos retroceder. Pagaremos alto preço por uma atitude não avaliada. Não te entregues as primeiras querelas, nem se exalte por pequenos lapsos, estamos vulneráveis, e por sua vez, destinados ao caminho que irá nos ensinar aquilo que realmente sentimos pendenga de aprender.

Percebemos que na atualidade a vida humana, para alguns,não tem valor algum. Os valores se invertem, a educação passa a ser desprimorosa, os bons princípios deixam de existir. Chega a ser uma ironia, quando os valores se invertem. Creio que o maior valor da vida, não seja o que você consegue alcançar, mas o que consegue ser como homem, “Apesar da vida humana não ter preço, agimos sempre como se certas coisas superassem o valor da vida humana, (Antoine de Saint-Exupéry)

O autor da vida é Deus, só Ele pode dar a vida, e a requerer. Suscitar é um privilégio só de Deus. Suscitar quer dizer, trazer algo a existência.  O homem não é capaz de trazer a vida, ele não pode criar algo. Ele pode modificar algo que já existe, como o curso de um rio, fazer construções, plantações; para tanto usará o que a natureza oferece. Trazer a existência, compete a Deus, Ele é o autor da vida.

Como devemos glorificar a Deus, Paulo responde na Carta aos Coríntios, 6:20 Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês, entretanto, temos dificuldade em responder quanto vale uma vida, se for de alguém que você ama, pagaria um alto preço, mas o oposto, não teria valor algum.

Talvez uma vida, valha criticar menos e ajudar mais, ouvir mais e reprimir menos, estar sempre atento a quem está ao nosso lado – ele pode estar precisando de ti.

Não atrapalhe a vida de ninguém. Não seja insistente. Quem precisa enxergar o seu valor não é a outra pessoa, é você! E se, não te valorizarem como merece, é hora de seguir em frente sem olhar para trás! Valorize hoje o que você tem, seja cauteloso.

Não podemos usar uma borracha para apagar na folha do livro da nossa vida, nossas imperfeições e errosnem com atitudes extremas.

Quanto vale uma vida?

Notícias Relacionadas

Mulher chayil – Mulher forte!

Tania Maria Pellin Entre os livros poéticos que compõe a Bíblia, encontramos o livro de Provérbios, um dos livros mais notáveis...

Amor de Primavera

Bonito, Capital do Biquíni!

Não deu tempo