Na tarde desta terça-feira, 19, a Prefeitura de Nioaque decretou situação de emergência em partes das áreas rural e urbana do município, em atenção às cheias e estragos causados pelas chuvas dos últimos dias, que já deixaram 10 famílias desabrigadas.
“Nioaque tem sido acometido por chuvas intensas desde o dia 15 de janeiro, chovendo aproximadamente um volume acumulado de 510 mm, provocando enxurradas, alagamentos e inundações em rios e córregos com destruição e danificação de estradas, pontes, captando danos e prejuízos públicos e privados, deixando famílias com suas residências alagadas”, diz o decreto de emergência assinado pelo prefeito de Nioaque, Valdir Júnior (PSDB).
Em conversa com a reportagem do Bonito + no início da noite o prefeito Valdir Júnior relatou que os rios já apontam sinais de baixa. “Já está baixando, Graças a Deus. Só que estamos monitorando e está marcando mais chuvas”, disse o prefeito.
Um alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foi emitido na manhã desta terça, para Nioaque e outras 75 municípios de Mato Grosso do Sul.
O Inmet manteve aviso de chuvas intensas com acumulados que podem atingir até 100 milímetros e ventos intensos entre 60 a 100 km/h.
“Vamos nos manter atentos para garantir a segurança da comunidade”, afirma Valdir Júnior.
O decreto assinado pelo prefeito, entre outras coisas, autoriza a “mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução”.