Câmara de Bonito retoma os trabalhos. Confira aqui como foi o desempenho do seu vereador:

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Bonito realizou, na manhã desta terça-feira (2) a sessão solene de abertura dos trabalhos. O evento foi fechado ao público, devido aos protocolos de biossegurança e transmitido pela rede social da Casa de Leis. O prefeito, Josmail Rodrigues e o vice, Juca Ygarapé, participaram da solenidade.

Josmail destacou que as gestões, tanto do Executivo, como do Legislativo começam com o desafio da pandemia e que será necessário empenho de todos para superar este momento. “Não seria compreensível vir aqui no plenário falar de políticas públicas, de projetos particulares de cada um, ou mesmo o que o Executivo Municipal está planejando para este mandato, uma vez que estamos começando o ano de 2021 ainda enfrentando a maior pandemia já vista pelo mundo. Os números da doença chegaram ao nosso município trazendo muita dor e perda. Humildemente eu peço a todos que respeitem as medidas de biossegurança para que possamos passar por esse momento. Por isso venho aqui com um único sentimento, vamos conquistar juntos os investimentos em uma saúde digna para o nosso povo, uma educação de qualidade e possibilitando geração de emprego e renda”.

O vereador André Luiz (PSB), eleito como 2º secretário na mesa diretora biênio 21/22, usou a palavra apenas para agradecer a doação de dois ares-condicionados aos Hospital Darci João Bigaton por parte da empresa Praia Parque.

Já o vereador Ariovaldo Nunes (DEM), popularmente conhecido como Tito Salobra (DEM) pediu a “Deus sabedoria e inteligência para fazer o melhor para a população de Bonito”, garantindo apoio ao prefeito nos trabalhos que ‘forem bons para a população’. O parlamentar foi oposição prefeito Josmail nas eleições, apoiando candidato Laércio Miranda, também do DEM.

O DEM e o PSDB foram os partidos que tiveram maior representatividade na Câmara, sendo três cada. Além do Tito, o Democratas elegeu Irson Casa Nova e Jhonatan Marques. No grupo Tucano foram reeleitos Pantera, Pedrinho da Marambaia e Lucas Capacete.

Em sua fala, Edinaldo Gregório, o Pantera (PSDB), lembrou que não fez parte do time de Josmail, mas que “a política acabou às 17 horas do dia 15 de novembro de 2020. Não fui eleito no palanque do prefeito Josmail, mas em seguida sentamos e conversamos a respeito do nosso mandato. Quero trabalhar para o nosso município. Não tenho sigla de partido. Fui eleito por uma sigla, mas vou trabalhar em prol da população de Bonito”.

Pantera também faz parte da mesa diretora, como vice-presidente. Além dele e do vereador André Luiz, compõem a mesa, Edmilson Lucas Rachel – Toquinho da Rádio (Solidariedade), como presidente e Paulo Henrique Breda – Professor PH (PSB) como 1° secretário.

Conforme a reportagem do Bonito + apurou, a princípio, a composição da Mesa Diretora da Câmara de Bonito seria formada apenas por vereadores de primeiro mandato. Logo após as eleições os novatos chegaram a formar um grupo, denominado G7, composto pelos sete parlamentares de primeiro mandato. No entanto, durante as negociações o grupo se desfez e abriu espaço para trazer o vereador tucano e oposicionista Pantera, como integrante da Mesa. Assim, a oposição se desarticulou e a Câmara passou a oferecer um cenário mais ameno para a base do prefeito Josmail.

Seguindo o discurso dos parlamentares, o vereador Irson Casa Nova (DEM) destacou que sua prioridade será pelo ‘correto’. “Eu acho que o trabalho do vereador não é só ficar puxando saco e nem lambendo e buscar o certo e essa vai ser minha bandeira”. Ele também parabenizou o presidente da República, Jair Bolsonaro, pelas conquistas nas presidências da Câmara dos Deputados e do Senado. Embora o vereador já tenha sido parlamentar em 1983 e 2001, ele também fez parte da composição do G7.

Jhonatan Marques (DEM) resumiu sua fala a ‘desejar sorte ao Executivo’. Ele é filho do ex-prefeito Geraldo Marques e foi o nome escolhido pela família para continuar na vida pública, substituindo o irmão Geraldo Marques Filho, que legislou no mandato anterior. O pai, ao lado do ex-vice-prefeito José Arthur (MDB) fez parte das articulações políticas para eleger o candidato Laércio Miranda.

O vereador Lucas Leandro Paes – Capacete (PSDB) também reforçou apoio ao prefeito Josmail Rodrigues, quando o assunto for o bem de Bonito. “Tenho certeza que você quer ser um prefeito de 8 anos e não de 4 e para isso vai fazer o melhor por Bonito. A Câmara vai estar a disposição para o que for bom para nossa cidade”.

Luísa Cavalheiro de Lima (MDB), que junto com a Professora Loiva, são as representantes femininas na Câmara, pediu ‘sabedoria e discernimento para trabalhar pela população’. Em seu 4º mandato, ela defende a união do grupo pelo bem comum, reforçando que não está contra o Executivo. “Eu não dividi palanque com o prefeito, mas não sou inimiga, pelo contrário, quero ser parceira. Tem muito ‘disse que disse’ e isso não é bom para ninguém. Por fim, quero pedir ao prefeito que valorize a Câmara e reconheça o trabalho do vereador. Nós somos fundamentais, porém muitas vezes lembrados apenas nos momentos de dificuldade”, afirmou.

Já Loiva Heidecke Schiavo (PSD) reforçou que as mulheres precisam se impor mais, fazendo valer o seu papel na sociedade. “Nós somos apenas duas nessa Casa de Lei, enquanto deveríamos ser no mínimo 4”. Como presidente do seu partido, ela também reforçou que abriu diálogo com os dirigentes estaduais, pedindo apoio ao município. “Tanto o senador Nelsinho Trad, como o deputado Fábio Trad, conversaram comigo e disseram que estão abertos para receber os secretários para debater sobre emendas, incluindo as que ficaram paradas no ano passado”.

Paulo Henrique Breda – Professor PH (PSB), apenas agradeceu aos colegas, citando a frase “Sozinho não fazemos nada” e reforçou a união do grupo.

Pedro Aparecido Rosário – Pedrinho da Marambaia (PSDB), que também assume pela 4ª vez, afirmou que coloca seu mandato ‘a disposição da população’ e que o município ganhou, com o prefeito Josmail, mais uma oportunidade de ser reconhecida mundialmente por suas belezas.

O presidente da Casa, Edmilson Lucas Rachel – Toquinho da Rádio (Solidariedade), usou a mesma frase citada pelo colega, Professor PH, para agradecer ao apoio dos demais parlamentares e também dos servidores da Casa de Leis. “Nós queremos valorizar o servidor público, por isso peço o apoio de vocês nas melhorias que precisam ser feitas. Destaco inclusive, que estou em tratativa com a Cassems para fechar um plano de saúde para os servidores da Câmara. Eu passei por problemas de saúde recentemente e vi o quanto isso é necessário”.

Toquinho encerrou a sessão, convidando a comunidade para acompanhar o trabalho do Legislativo, que começa oficialmente na próxima terça-feira (8), na primeira sessão ordinária do ano, às 19h30.

Notícias Relacionadas

Caso sucuri ‘Anajúlia’: perícia descarta morte por arma de fogo

A Polícia Civil de Bonito divulgou nota descartando o uso de arma de fogo na morte da sucuri Anajúlia....