Tradicional em Bonito, ‘1º Encontro da Família Sanches’ reúne várias gerações

Últimas Notícias

Com o sonho de reunir várias gerações e linhagens, a ideia do 1º Encontro da Família Sanches começou a ser idealizada há mais ou menos um ano, pelos netos dos saudosos Pedro Sanches e Geraldi Sanches, que foram figuras marcantes na história de Bonito, atuando inclusive na vida política da cidade. O objetivo era promover um jantar, onde netos, bisnetos, sobrinhos e mesmo amigos, pudessem se reunir para relembrar seus ancestrais e até mesmo se conhecerem, já que as famílias foram se espalhando e muitos parentes nem sequer tem contato um com o outro.

Após muitas tratativas e convites, no dia 13 de outubro de 2023, o sonho virou realidade, reunindo muitos Sanches natos de Bonito, além de outras regiões de Mato Grosso do Sul e até de São Paulo e Mato Grosso em jantar dançante, realizado no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bonito.

Rosivete Sanches, bisneta de Pancrásio de Oliveira Sanches, vindo do Rio Grande do Sul para a região onde hoje é Bonito por volta de 1924, em carretas boi, no qual o trajeto levou cerca de um ano, conta que realizar o encontro foi uma grande alegria e que o objetivo é torna-lo cada vez maior.

“Foi bastante trabalhoso para todos  nós da organização, a Neimar Jacques Sanches, a Nilza Jacques Sanches, o Lucio Sanches, a Ivete Sanches da Silveira e o Marcilio Sanches, esse contato com os membros da família, fazer com que todos se envolvessem, viessem participar e na verdade nem esperávamos que conseguiríamos tanta gente na primeira edição. O resultado foi muito positivo, mas é só é a sementinha que foi plantada, precisamos continuar firmes, mantendo o contato uns com os outros, para que possamos dar continuidade e ampliarmos cada vez mais este encontro”, detalha.

História da família

A Família Sanches tem origem no sul do Brasil, na região centro-oeste do estado do Rio Grande do Sul, onde é localizada as cidades de São Vicente do Sul, Mata, São Pedro do Sul, Santa Maria, sendo originada por espanhóis, que se estabeleceram nesta região e tiveram a miscigenação com negros e índios.

Após a Guerra do Paraguai e Guerra dos Farrapos, a região do sul do país ficou devastada, sem emprego, alimentos e outros serviços, com dificuldades de se sustentar e criar os filhos, às famílias tinham que encontrar um lugar que suprisse os sustentos de todos e como no tempo do Império, após a Guerra do Paraguai, a Coroa recebeu terras brutas, porém férteis, no sul do então estado do Mato Grosso, muitas famílias decidiram migrar para a região, como é o caso dos Sanches, Flores, Jacques e Vargas, que fazem parte da história de Bonito.

Notícias Relacionadas

Abertas as inscrições para bolsas de estudos de conclusão do ensino fundamental e médio em Bonito

Estão abertas as inscrições para bolsas de estudos de conclusão do ensino fundamental e médio em Bonito. A conclusão...