Na expectativa pela vacina, teve quem furou toque de recolher para ficar na fila

Últimas Notícias

A notícia de que nesta quinta-feira (28) seriam aplicadas as primeiras doses da vacina contra o Covid-19 em idosos de Bonito, fez com muita gente madrugasse na porta do ESF Centro para garantir uma senha, já que seriam apenas 50 vacinados, e ignorassem até mesmo o toque de recolher vigente no município, que restringe a circulação de pessoas nas vias públicas entre as 22h e 5 horas.

“Eu cheguei as 5 horas e já tinha umas 15 pessoas”, relatou Carmo Pereira Machado, 78 anos, ao brincar dizendo que, embora tenha ido tomar a vacina, o vírus ele cura com álcool. “Nas mãos e na garganta”.

Dona Universinda e Ernestina ficaram confusas com os horários e perderam a imunização

Dona Universinda Rodrigues Cardoso, 77, e o esposo, Seu Lauriano Cardoso, 82, foram dos que não conseguiram pegar a senha e tiveram que voltar para casa sem a imunização. “Nós não conseguimos porque chegamos aqui as 7 horas. Eu não entendi que tinha que vir de madrugada. A menina estava contando ali, que 3 horas já tinha gente na fila. Mas tudo bem, se Deus quiser a gente toma na próxima”, explicou a idosa.

Ernestina Freitas Batista, 77, também ficou confusa com as informações recebidas e perdeu a hora para pegar a senha. “A gente não recebe muita informação lá em casa, só o que os meninos veem na internet. Pelo que eu tinha entendido, isso seria o dia todo, por isso não me apurei para vir de madrugada”, afirma.

A reportagem chegou ao local um pouco antes das 7 horas da manhã – horário anunciado para início da vacinação – e foi informada que as senhas já haviam acabado. Os que conseguiram um número, também já estavam sendo vacinados e mesmo com as senhas, houve pequeno tumulto, com aglomeração dos idosos na porta da sala de vacinas. Servidores do local, distribuíram cadeiras e orientaram na formação de filas mais espaçadas.

Foto: Divulgação Prefeitura de Bonito/Filipe Brites

Já quem garantiu a imunização, deixou um local com um ‘ar de esperança’ e expectativa de retorno de uma vida normal. “Faz tempo que estou esperando por essa vacina. Moro sozinha e tenho ficado em casa por todo esse tempo. É ótimo poder recebe-la finalmente”, comentou Dona Nereida Moraes de Andrade, 84 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou 50 doses para idosos acima de 75 anos após a vacinação dos profissionais de saúde do SUS que estão na linha de frente no combate e enfrentamento a covid-19, assim como de alguns profissionais da saúde de instituições privadas.

Bonito já recebeu 326 doses da CoronaVac, que garantem a imunização de 163 pessoas, uma vez que a imunização é feita em duas etapas e 100 doses da AstraZeneca, que serão aplicadas em 100 pessoas, porque diferente da primeira, o tempo mínimo do reforço é de 12 semanas, dando uma margem de tempo para a chegada de novas doses.

3 COMENTÁRIOS

Notícias Relacionadas

Segunda remessa chega e MS recebe mais de 3,7 mil doses da vacina contra a dengue

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), recebeu no início...