Como está o relacionamento com seu banco?

Últimas Notícias

Por Cleusa Flores

Eu sou bancária aposentada e vou compartilhar com vocês muitos questionamentos que tive na vida profissional, pequenos detalhes que podem te ajudar a entender o processo da parte legal, das regras do mercado financeiro e desta forma quero ser útil pra vocês.

Primeira coisa é o que você espera de um banco?

Os bancos são instituições com fins lucrativos que tem como principal função fazer a intermediação financeira entre os que têm recursos disponíveis e os que precisam de recursos, claro obtendo lucros. Então explicando de uma forma bem simples, se você tem dinheiro você vai deixar esse dinheiro no banco (rendendo, aplicado) e o banco pode emprestar esse dinheiro pra outra pessoa, cobrando pelo serviço e ganhando com isso. É preciso parar de ver instituição financeira como boa ou ruim, esperando milagres, pensem como negócios, o serviço é bom ou ruim e faz o que o mercado faz, busca o que melhor te atende,  elas são fundamentais para o nosso sistema financeiro na função delas. Os bancos ganham muito ou pouco? Não sei, a sua empresa ganha muito ou pouco? Não sei, o objetivo é ter lucro já que vivemos num pais capitalista.

Como funcionam os bancos comerciais?

Os bancos fazem parte de uma grande engrenagem que é o Sistema Financeiro Nacional, submetem-se às normas editadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e são fiscalizados pelo Banco Central do Brasil (Bacen). Nenhum banco pode operar sem cumprir as exigências normatizadas. Os produtos que cada banco vende variam em algumas características, mas as regras precisam ser cumpridas. Exemplo: todos os bancos vendem seguros, com diferenças nas coberturas e preços, mas todas as seguradoras são normatizadas pela Susep, a Superintendência de Seguros Privados.

O que eu posso esperar de um banco?

Primeiro é importante que você defina o que precisa? Guardar dinheiro ou emprestar dinheiro? Hoje acredito que todos nós precisamos de uma conta em algum banco, porque usar o dinheiro físico implica em riscos e até dificuldade na movimentação de recursos, mas defina se você vai acessar a conta pela internet, os documentos físicos como extrato e comprovantes geram custos, vai precisar de fazer muitos saques em espécie? Precisa de um cartão de crédito, definindo o que você precisa poderá negociar com os bancos a melhor tarifa e a melhor forma de ser atendido, lembra que você precisa entender os custos, se vai ter tarifa mensal ou qual a forma de cobrar os serviços usados pelo banco, nada é gratuito. Todos os serviços que o banco faz estão nas tabelas de tarifas de cada banco, e tudo vai ser contratado, ou seja, nos documentos de abertura de conta você vai assinar contratos, fique sempre com cópias, exija o claro entendimento do que você está adquirindo assim não terá surpresas futuras. Lembra de colocar essa despesa na sua planilha mensalmente pois ela vai existir enquanto a conta estiver vigente, é preciso encerrar a conta pra cessar a cobrança de tarifa (é contratual).

Na próxima falarei sobre crédito pessoa física, acompanhe, vem muitas dicas valiosas…

 

 

Notícias Relacionadas

Bonito amanhece encoberto de fumaça e causa pode ser incêndio no Pantanal

Uma nuvem de fumaça e muita fuligem estão sendo percebidos por moradores de Bonito (MS) desde o final da...