Homens são multados por causarem incêndios durante limpeza de terreno

Últimas Notícias

Operação contra incêndios em Mato Grosso do Sul multou dois moradores da região sudoeste do Estado. Proprietário de uma fazenda e um morador sem-terra acabaram autuados após usarem fogo para limpar terrenos próximos a áreas de preservação ambiental.

O primeiro caso foi registrado em Anastácio. As equipes do no Distrito de Águas do Miranda, em Bonito, realizavam trabalhos preventivos e panfletagem sobre educação ambiental em prevenção aos incêndios nas propriedades quando se depararam com a área incendiada.

No local havia montes de vegetação arbustiva, tocos e galhadas, consequência de limpeza de pastagem realizada sem autorização ambiental. Para destruir a “sujeira” o responsável pela propriedade ateou fogo no material. Para os policiais, ele alegou não saber que a queimada controlada está proibida em todo o Estado de Mato Grosso do Sul, inclusive, para quem possuía a licença.

Ainda assim, foi orientado, autuado administrativamente e multado em R$ 1 mil.
O segundo caso aconteceu na quarta-feira (25). Moradores do Polo Industrial de Nioaque avisaram que uma área da Prefeitura Municipal havia sido invadida há alguns meses por sem-terras e estaria sendo incendiada.

A PMA foi ao local e identificou o incendiário, idoso de 73 anos. Ele afirmou a polícia que realizou a limpeza da área para construção de um barraco e colocou fogo em um amontoado de vegetação, mas acabou perdendo o controle das chamas.

Após extinção do incêndio, a PMA realizou levantamento com uso de drone e GPS da área incendiada, e constatou 2,2 hectares destruídos pelo fogo.

A área queimada fica dentro da parte de preservação permanente de matas ciliares do rio Urumbeva, protegida por Lei. Por isso o idoso foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 10 mil. Ele também responderá por crime ambiental de degradação de área protegida, com pena prevista de um a três anos de detenção.

Notícias Relacionadas

PMA inicia operação com foco na prevenção e repressão à pesca predatória

A PMA (Polícia Militar Ambiental) começa nesta quinta-feira (28) a Operação Semana Santa, com reforço da fiscalização nos rios...