Aeroporto de Bonito faz primeiro pouco noturno após acidente em SP

Últimas Notícias

O acidente durante o pouso de uma aeronave de pequeno porte em Congonhas, um dos principais do país, causou transtorno para diversos passageiros por todo Brasil. Em Mato Grosso do Sul não foi diferente, mas em Bonito, proporcionou um fato inédito: o primeiro pouso e a primeira decolagem durante a noite na capital do ecoturismo.

Depois que o pneu do trem de pouso de um jato particular estourou e fazer a aeronave derrapar e sair da pista, Congonhas precisou cancelar a chegada e saída de todos os voos até que tudo fosse controlado. Em um efeito cascata, o problema prejudicou viagens agendadas em vários estados.

Até o início da tarde desta segunda-feira (10), foram 29 voos em atraso e 48 cancelados. Um deles tinha como destino Bonito, a capital do ecoturismo. O pouso estava marcado para às 14h45, mas não foi o que aconteceu.

Foram quase 9 horas de atraso. Às 22h49 os 109 passageiros chegar ao Mato Grosso do Sul. O avião saiu da cidade às 23h31, também em uma decolagem em horário inédito.

Apesar de parecer simples, essa operação noturna só foi possível porque no dia 23 de setembro, após adequações na pista, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) concedeu certificação operacional ao Aeroporto de Bonito, passando da categoria 3C VFR (que opera de maneira visual), para 3C IFR, ou seja, agora atua por instrumento que garantem a segurança no pouso.

Antes do certificado, decolagens e pousos não podiam ser realizadas sem visibilidade, então nenhum avião chegava ou saia de noite. Nesse caso, por exemplo, o piloto teria que ir para Campo Grande, piorando o atraso.

O aeroporto do município passou também por reformas no Terminal de Passageiros e Seção Contra Incêndios, além da readequação da faixa preparada e faixa de pista. Todas as alterações somam quase R$ 1,5 milhão de investimentos na cidade que todos os meses atrai milhares de turistas ao Mato Grosso do Sul.

Transtornos

Depois de nove horas para retirar o avião da pista, as operações de pouso e decolagem no Aeroporto de Congonhas retornaram à normalidade nesta segunda-feira. No entanto, até às 11 horas, 29 voos estavam em atraso pelo país e 48 haviam sido cancelados.

Segundo a Infraero, responsável pela administração do aeroporto, no domingo, dia 9 de outubro, 116 voos foram cancelados partindo do Aeroporto de Congonhas e 117 chegando.

Notícias Relacionadas

Prazo para tirar, transferir e regularizar o título eleitoral termina nesta quarta-feira, 8 de maio

Atenção eleitores de Bonito, o prazo para regularizar a situação eleitoral, solicitar a transferência de domicílio eleitoral, atualizar dados...