Jardim recebe 665 doses da AstraZeneca e vacinação será feita em dias alternados

Últimas Notícias

Jardim recebeu no 15º lote de imunizantes contra o Covid-19, 665 doses da vacina AstraZeneca, que devem ser divididas entre a continuidade da imunização de pessoas a partir de 58 anos e a iniciação de novos grupos. O município optou por adotar um esquema de escalonamento para evitar tumulto e aglomerações. Neste sábado, 1º de maio, serão imunizadas pessoas a partir de 58 anos, sem comorbidades.

A campanha será no UBS Nestor Pereira – Posto Central – com a distribuição de senhas a partir das 5 horas. “Nós estamos trabalhando de maneira escalonada, organizada. Descentralizamos da UBS e por isso todas as ESF (Estratégia de Saúde da Família) ficaram responsáveis pelas comorbidades e centralizamos aqui no UBS Nestor Pereira apenas só a dose 1 por idade, ou seja, 58 anos acima. Esse é o único grupo no qual trabalhos com distribuição de senha, por isso é feita aos sábados, com uma equipe maior”, detalha a secretária de Saúde, Janaína Willemann.

Já as pessoas com comorbidades, bem como as gestantes a partir de 18 anos, em qualquer período gestacional, devem procurar o ESF (Estratégia de Saúde da Família) de referência do seu bairro para receber a vacina, durante a semana.  “Hoje Jardim tem 100% de cobertura pelas ESFs e cada gestante já tem sua unidade próxima, onde faz seu pré-natal e é acompanhada, por isso nada melhor do que os profissionais destas unidades, que conhecem seus pacientes, fazerem esse controle de imunização, mesmo porque ainda temos o conflito com a vacina da influenza, que elas também estão recebendo e é necessário um período de 15 dias entre uma e outra” explica.

Os grupos novos, como professores, profissionais da limpeza e do transporte coletivo, terão calendário definido durante a semana. “É feita uma lista prévia, deixamos todas as fichas organizadas e determinamos um dia para cada grupo. Os professores entre 55 e 59 anos, por exemplo serão vacinados na quinta-feira (6), porque as equipes estão fazendo o levantamento de quantos são, vai organizar uma lista e chamar conforme a disponibilidade de doses”, acrescenta Janaína.

Jardim recebeu 655 doses da vacina, sendo 380 para pessoas a partir de 58 anos, pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e 285 doses para professores, profissionais da limpeza e do transporte coletivo.

Notícias Relacionadas

Mato Grosso do Sul inicia semana com 6,9 mil vagas de emprego em diferentes cidades

Há vagas disponíveis em Jardim e Guia Lopes Para quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho, a Funtrab (Fundação...