Contra morosidade do Ministério da Saúde, Miranda se prepara para comprar vacinas contra covid-19

Últimas Notícias

Na segunda-feira, 15, Miranda inicia os procedimentos para ingressar em consórcios para a compra de vacinas contra a covid-19. A informação foi confirmada ao Bonito Mais pelo secretário municipal de Saúde, Gedivaldo Ramalho.

O secretário destacou que no final de fevereiro, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a aquisição de vacinas por estados e municípios caso o governo federal descumpra o Plano Nacional de Imunização (PNI), Miranda se movimentou para compra de vacinas. “Nós tentamos já lá no começo, mas o problema é a dificuldade de encontrar vacina disponível para comprar”, afirmou Ramalho.

Sobre a quantidade de imunizantes a ser adquirida pelo município, Gedivaldo explica que não será possível adquirir todas as doses necessárias, mas que serão compradas vacinas dentro das possibilidades financeiras da Prefeitura.

Prefeitos de todo o Brasil estão preocupados com o ritmo lento de vacinação imposto pelo Ministério da Saúde, que encontra dificuldades em comprar doses de imunizantes que possam ser usados no território nacional, seguindo regras da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Embora o secretário Gedivaldo Ramalho demonstre disposição para a compra de vacinas, o processo não deve ser fácil.

Os principais fornecedores mundiais estão atendendo contratos formalizados já anteriormente. A formação de consórcios foi uma saída encontrada por prefeitos para terem mais força no momento de negociação.

Miranda deve ingressar no Consórcio Conecta, articulado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e que já conta com adesão de 34 cidades de Mato Grosso do Sul. Mais de mil municípios brasileiros já manifestaram interesse em participar do consórcio.

“Na segunda-feira vamos iniciar os trâmites para aderir. Miranda vai participar”, finalizou Gedivaldo Ramalho.

Notícias Relacionadas

Garçom é preso por armazenar conteúdo de abuso sexual infanto-juvenil em Bonito

Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), deflagra mais uma fase...