A professora indígena que criou projeto para ensinar cultura a crianças da aldeia

Últimas Notícias

ELAS MOVEM O MUNDO* – “No passado as crianças não gostavam mais de participar da dança, cantar nossas músicas tradicionais, não comiam mais a comida típica”. É assim que a professora indígena terena Marlene Rodrigues, 53, lembra do passado de sua comunidade, na aldeia Babaçu, em Miranda, MS.

Professora por formação e paixão, Marlene decidiu que não ia ficar sentada observando o enfraquecimento da cultura e dos costumes da sua comunidade. Meteu a mão na massa. Em parceria com o Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural (Ipedi) Marlene idealizou e executou o projeto Sons da Aldeia – uma iniciativa que passou a oferecer atividades para crianças indígenas no contraturno da escola da comunidade. Quem estudava de manhã, podia participar do Sons da Aldeia à tarde e vice-versa.

No projeto as crianças aprenderam, com pessoas da própria comunidade, a confecção de instrumentos musicais, artesanato, costumes indígenas que estavam se perdendo. Recentemente o modo de fazer instrumentos foi eternizado em um livro, que foi distribuído para escolas indígenas da região.

O trabalho de Marlene ganhou repercussão e apoio. Ela conseguiu mobilizar a comunidade que, unida, construiu uma Oca Cultural. O espaço hoje serve de referência para reuniões comunitárias, cursos, atividades escolares. Um dos espaços é destinado para guardar os trabalhos acadêmicos de indígenas que se graduam ou pós-graduam em diversas universidades. O sonho de Marlene é que a Oca seja um local de guarda e compartilhamento de conhecimentos pelo desenvolvimento de sua comunidade. É assim que a professora indígena Marlene Rodrigues move o mundo a sua volta.

Marlene criou projeto que oferece atividades para crianças no contraturno da escola. Trabalho está paralisado pela pandemia.

ELAS MOVEM O MUNDO* é uma série de reportagens que o Bonito+ traz neste mês em que celebramos o Dia Internacional da Mulher sobre mulheres que transformam suas realidades e de suas comunidades, promovendo transformação no mundo em que vivemos

Notícias Relacionadas

Fundação de Cultura publica chamamento para Escuta Pública Cultural relativa à Lei Aldir Blanc

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul tornou público o edital de número 003/2024, que se refere...