Depois de uma sessão solene esvaziada pelo impedimento de presença do público por conta de medidas de segurança e marcada por clima de harmonia decorrente de uma verdadeira lua-de-mel do Legislativo com o Executivo – ambos recém-eleitos – a Câmara Municipal de Bonito retoma as sessões de trabalho efetivamente nesta terça-feira, 08.
A ver até quando o clima de leveza e tranquilidade se mantém. A próxima terça será um dos testes para essa lua-de-mel, pois deverão ser definidas as composições das Comissões Permanentes da Casa, através de votação entre os vereadores. A mais disputada é a mais poderosa das comissões: Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ). Esta comissão pode dificultar o andamento de projetos de lei de interesse do Executivo. Portanto, é importante que o prefeito tenha um aliado à frente e no cargo de relator da CCJ.
Outras comissões permanentes da Câmara de Bonito são as de Finanças e Orçamento, a de Obras, Serviços Públicos, Agroindústria, Comercio, Turismo e Meio Ambiente e a Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social.
Nos bastidores os vereadores desconversam sobre as disputas pelas comissões. O clima ainda é de incerteza. Fontes ouvidas pela reportagem do Bonito+ apontam que um grupo pequeno de vereadores está apartado das conversas. “Estão bem por fora, não têm participado de nada”, diz. O isolamento deste grupo, no entanto, não foi aparente na sessão de abertura dos trabalhos da Câmara, que ocorreu no dia 02.