Vereador quer baratear rações para cães e gatos em Mato Grosso do Sul

Últimas Notícias

Preocupado em possibilitar que tutores e protetores forneçam alimentação de qualidade aos pets, já que precisam ter suas necessidades nutricionais atendidas, o vereador Mauricio Lemes (PSB), de Dourados, enviou indicação ao Governo do Estado pedindo a redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os preços de vendas das rações.

Na indicação 2.033/23, o parlamentar destaca que houve aumento significativo nos preços, o que tem levado muitos tutores, protetores e associações de defesa e proteção animal ao endividamento.

“Há muito tempo, os bichinhos de estimação já são considerados membros das famílias. Por isso, entendemos que a alimentação deles é tão essencial quanto a de humanos; portanto, merece ter carga tributária equivalente – não mais alta, como ocorre”, disse o parlamentar.

De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), mais da metade (54,2%) dos preços das rações para os consumidores finais é voltada a impostos (incluindo o ICMS), enquanto que nos Estados Unidos esse índice é de somente 6,6%. Isto acontece porque no Brasil as comidas dos animaizinhos ainda são classificadas como itens não essenciais.

Com informações de Ascom

Notícias Relacionadas

Governador anuncia novos secretários que farão parte do primeiro escalão

O governador Eduardo Riedel anunciou os novos secretários que farão parte do primeiro escalão da gestão estadual. O empresário...