MP faz lista de recomendações e pede transparência na vacinação em Bonito

Últimas Notícias

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, através da 2ª Promotoria de Justiça de Bonito, expediu recomendação para que o município atue com transparência durante a vacinação contra a Covid-19. Na lista de “pedidos”, é solicitado um plano de vacinação, maior empenho na imunização dos grupos prioritários e o cadastro de todos que já receberam a vacina.

Publicada no Diário Oficial do Ministério Público nesta quinta-feira (28), a recomendação tem como objetivo acompanhar e fiscalizar as diretrizes da vacinação contra o novo coronavírus no município. Para isso, o promotor Alexandre Estuqui Junior dita uma lista de ações que devem ser cumpridas pela Prefeitura de Bonito.

Em primeiro lugar está a criação, caso não exista, de um plano de vacinação na cidade. O documento pede ainda a divulgação de boletins informativos diários com identificação dos grupos vacinados e a quantidade de vacinas já aplicadas e o empenho no deslocamento de equipes, insumos e equipamentos necessários para “vacinação da população indígena residente em terras indígenas, idosos que residem em instituições de longa permanência e das pessoas com deficiência institucionalizadas”.

A recomendação do Ministério Público também pede “esforços para que as unidades destinadas à vacinação estejam preparadas para o registro diário obrigatório das vacinas aplicadas nos sistemas de informação do Ministério da Saúde”, para que não seja descuidada as medidas de segurança durante a vacinação e que não falte os equipamentos necessários para isso.

O documento ainda determina um prazo de 10 dias para resposta da Prefeitura de Bonito. O município já recebeu 326 doses da CoronaVac, que garantiu a imunização de 163 pessoas, já que é feita em duas etapas e 100 doses da AstraZeneca, que foram aplicadas em 100 pessoas. Nesta semana, Bonito deve receber mais 74 doses da CoronaVac.

Notícias Relacionadas

Segunda remessa chega e MS recebe mais de 3,7 mil doses da vacina contra a dengue

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), recebeu no início...