Municípios recebem nova remessa de vacinas para imunização de idosos

Últimas Notícias

Vacinação deve começar na segunda-feira (1)

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde, realizou na manha desta sexta-feira (29) a distribuição do terceiro lote com 10,2 mil doses da vacina contra COVID-19 aos 79 municípios do Mato Grosso do Sul. Todos os municípios já estão com doses da vacina.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destacou que a distribuição das doses tem como objetivo que os municípios possam começar a vacinar os idosos acima de 80 anos. “Queremos proteger as populações que são mais vulneráveis. Estamos vacinando os públicos prioritários e vamos ampliando na medida que forem imunizando as pessoas e com a chegada de novos lotes de vacina”, disse.

Conforme a Secretaria, os municípios estão autorizados a realizar a primeira aplicação de dose em 10.200 pessoas acima de 80 anos de idade.

Para Bonito foram destinadas 74 doses. Conforme relatório estadual, o município possui 368 idosos com mais de 80 anos. É válido lembrar que a Secretaria Municipal de Saúde já iniciou a vacinação dos idosos, com aplicação de 50 doses excedentes do último lote da AstraZeneca. Também foram imunizados ainda, os idosos do Asilo São José.

Em Bodoquena serão 26 doses para dar início a vacinação dos idosos. Até o momento, as vacinas destinadas ao município – 138 no primeiro lote da CoronaVac e 60 da AstraZeneca – foram destinadas a imunização dos profissionais da saúde, lembrando que as 138 doses beneficiaram 69 pessoas. De acordo com o relatório, Bodoquena tem 128 idosos neste primeiro grupo.

Para Miranda, as doses devem ser suficientes para vacinar 90 pessoas com 80 anos ou mais, conforme orientação da Estimativa da Campanha Nacional de Vacinação Contra Covid-19. O número significa cerca de 20% do total de idosos com 80 anos ou mais, que segundo relatório, é de 448 pessoas. Este será o terceiro grupo prioritário atendido pelo município, que iniciou a vacina pelos indígenas, seguidos dos profissionais de saúde.

Jardim recebe 126 doses para iniciar a vacinação dos idosos. O município já imunizou os profissionais de saúde do SUS e nesta quinta-feira (28) abriu para os da rede privada. No total, já foram recebidas 412 doses da CoronaVac, que imunizaram 206 pessoas e 160 doses da AstraZeneca.

Em Guia Lopes serão mais 62 doses. Na primeira remessa foram 230 e na segunda 60. Até o momento, o município vacinou somente os profissionais da saúde, incluindo agentes de endemias.

Nioaque recebe 48 doses. O grupo prioritário de idosos acima de 80 anos é de 244 pessoas, segundo relatório. O município iniciou a vacinação com os indígenas e profissionais da saúde, sendo recebidas 2.154 doses da CoronaVac e 60 da AstraZeneca.

Em entrevista ao Bonito+ o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel destacou que a Secretaria de Saúde tem trabalhado diuturnamente na busca de soluções de vacina. “Seja na compra, seja aguardando o programa nacional de imunização do PMI. O Butantan falou que iria começar a produzir mais vacinas agora, com a chegada dos insumos da China e a gente tem acompanhado diariamente essa evolução. Então o que tiver disponível, nós vamos buscar para imunizar nossa população. Então nossa prioridade número 1 nesse momento”, afirmou ao acrescentar que embora estejam em tratativas, ainda não  há uma previsão concreta para chegada de novos lotes.

Notícias Relacionadas

Segunda remessa chega e MS recebe mais de 3,7 mil doses da vacina contra a dengue

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), recebeu no início...