Novo lote de vacinas começa a ser distribuída para os estados neste sábado

Últimas Notícias

São 2 milhões de doses da vacinas da AstraZeneca/Oxford, produzidas pelo laboratório indiano Serum

O avião trazendo ao Brasil os 2 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 pousou no fim da tarde de sexta-feira (22) no Aeroporto Internacional de Guarulhos. A aeronave da companhia Emirates saiu de Mumbai, na Índia, na quinta-feira (21), com a carga de vacinas da AstraZeneca/Oxford, produzidas pelo laboratório indiano Serum. As doses foram compradas pelo Ministério da Saúde para dar continuidade à vacinação dos brasileiros de forma simultânea e gratuita.

Em pronunciamento à imprensa na pista do aeroporto de Guarulhos, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello afirmou que as vacinas começarão a ser distribuídas aos estados a partir do final da tarde deste sábado (23), com prioridade para o Amazonas, devido à situação epidemiológica do local: “A prioridade nesse momento é para o estado do Amazonas, que vive hoje a situação mais crítica no nosso país. Após um acordo com governadores, 5% dessa carga irá para Manaus”.

Após trâmites alfandegários, a carga partiu em aeronave da companhia Azul com destino ao Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. Na cidade, em obediência às normas regulatórias, as vacinas passam por checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem, com etiquetagem das caixas com informações em português, no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz).

VACINAÇÃO

Os dois milhões de doses da AstraZeneca/Oxford se juntam aos 6 milhões da vacina importada pelo Instituto Butantan, do laboratório chinês Sinovac – essas últimas já distribuídas aos estados, que começaram a vacinar a população a partir da última segunda-feira (18). Os dois imunizantes tiveram aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial no Brasil.

Fonte: Ministério da Saúde

Notícias Relacionadas

Segunda remessa chega e MS recebe mais de 3,7 mil doses da vacina contra a dengue

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), recebeu no início...