Criança de 9 meses morre durante rituais espirituais e pais e curandeiros são presos

Últimas Notícias

A morte de um bebê aos 9 meses levou quatro pessoas para a cadeia nesta quinta-feira (5) em Miranda. As investigações apontaram que a criança não resistiu a ferimentos provados ao longo de quatro meses em ritual espiritual. Os pais do menino e dois curandeiros de uma aldeia indígena da região foram detidos.

Em fevereiro o menino deu entrada no Hospital Regional de Miranda já sem vida. Diversas lesões e queimaduras foram encontradas no corpo dele. Todas as feridas estavam circuladas com tinta vermelha e cobertas por uma espécie de pó preto. Ele ainda possuía um terço com cruz de madeira envolto no pescoço. As circunstâncias “fora do normal” chamaram atenção dos funcionários e a polícia foi avisada.

Os investigadores descobriram que a criança foi levada ao hospital pelos pais e outros parentes, que afirmaram aos médicos que ela estava com “sapinho”. No primeiro atendimento, durante a triagem, a enfermeira constatou que o bebê já estava morto há pelo menos 40 minutos.

A atitude da mãe também chamou atenção. Ela entregou ao filho aos médicos como se ele estivesse vivo, manteve a tranquilidade ao passar o “diagnostico” do menino e omitiu as lesões, que só foram descobertas depois que a morte foi confirmada. As orelhas, braços e o tórax do bebê estavam com diversas queimaduras, aparentemente de cigarro. Cada uma delas era circulada com tinta vermelha.

O pior ferimento foi encontrado na virilha: um hematoma com três bolhas de queimaduras, também circulado de vermelho e coberto com pó preto. Os funcionários e médicos do hospital informaram a polícia que a criança não apresentava nenhum indício de “sapinho”. O laudo necroscópico concluiu que ela faleceu de infecção generalizada, provavelmente decorrente da lesão na virilha.

Além das lesões, a extrema frieza dos pais e parentes ao saberem da morte despertaram a desconfiança das equipes envolvidas no caso. Em apurações preliminares, os policiais ligaram a proximidade de festas religiosas típicas que envolvem sacrifícios e consagrações a entidades, como a presença da tinta vermelha e pó preto envolvendo as feridas das criança. A partir daí a investigação apontou a prática de ritual espiritual com a criança.

Em entrevistas, os pais deram informações contraditórias sobre as lesões e incompatíveis sob o ponto de vista médico. Chegaram a relatar que os ferimentos surgiram no mesmo dia e “do nada”. Com as apurações, eles confessaram que levaram seu filho a uma dupla de curandeiros da aldeia. Contaram que a criança foi submetida a rituais espirituais por quatro dias seguidos num local chamado “santuário”, onde existiam diversas imagens de entidades religiosas.

Informaram ainda que as lesões no corpo surgiram após os rituais e que a mancha de pó preto e tinta vermelha também são parte dos procedimentos, que duravam aproximadamente um hora.

Em depoimento, um dos curandeiros preso nesta manhã alegou que fizeram as “simpatias” com a criança para promover “cura”. Relatou que, de fato, queimaram a criança com cigarro e cinzas de cigarro quentes para invocar a entidades espirituais. Afirmou que a caneta vermelha era consagrada a entes espirituais e era utilizada para circular as lesões.

Após o quarto dia de rituais, a criança começou a ter febre e inchaço abdominal e foi levada a outra curandeira, que mora em aldeia no município de Miranda. Segundo relatos, esta “curandeira” seria conhecida por realizar rituais satânicos e magia negra. Na residência dela, a criança foi levada a um quarto onde foram entoados cânticos, invocando entidades de imagens espalhadas pelo cômodo. Também passaram óleo com sementes pretas do menino, mas ao fim do procedimento a mulher informou que o “santo” disse que “não era mais com ele” e que a família deveria levar a criança ao médico, o que foi feito.

Com isso, a polícia pediu a prisão preventiva dos quatro envolvidos. Hoje, equipes da Delegacia de Polícia de Miranda, com apoio de investigadores da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Aquidauana, deflagraram a Operação Magia Negra e cumpriram os quatro mandados de prisão contra os pais da criança e os dois curandeiros. Eles serão indiciados pelos crimes de homicídio qualificado pelo meio cruel. As investigações seguem no intuito de identificar outros envolvidos.

Notícias Relacionadas

PMA inicia operação com foco na prevenção e repressão à pesca predatória

A PMA (Polícia Militar Ambiental) começa nesta quinta-feira (28) a Operação Semana Santa, com reforço da fiscalização nos rios...