Plano Estratégico de Gestão e Marketing do Turismo de Bonito é baseado na jornada do turista

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A Prefeitura de Bonito, em parceria com o Sebrae/MS lançou hoje (9) o Plano Estratégico de Gestão e Marketing do Turismo para retomada do turismo pós-pandemia. O projeto é baseado em três eixos principais: Marketing, Sustentabilidade, Gestão Empreendedora e Inovação e tem como foco a jornada do turista, desde o despertar do sonho de conhecer o município, até o compartilhar das experiências com outras pessoas.

O lançamento do plano foi de forma virtual, na manhã desta sexta-feira e contou com a presença do presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Jaime Verruck, do diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, Bruno Wendling, da diretora-técnica do Sebrae, Maristela de Oliveira França e do prefeito Josmail Rodrigues.

Maristela destacou que a parceria do Sebrae MS data de 1992, na construção do primeiro plano de desenvolvimento integrado de Bonito e que o desafio agora é repensar estratégias para se reposicionar no mercado. “Por isso o Sebrae, através dessa demanda da Prefeitura, decidiu apoiar, colando uma consultoria especializada, com uma metodologia inovadora, que colocou o cliente no centro da estratégia do plano, ou seja, a jornada do turista, que primeiro conhece o destino pela internet ou por alguém, depois ele começa a sonhar em conhecer, faz um planejamento, faz uma reserva, depois compra o destino, ele vem a Bonito e ele retornar e no retornar ele indica, ele fala de Bonito para o Brasil e para o mundo”, destaca ao explicar a metodologia usada no plano.

O diretor-presidente da Fundtur destacou que o plano está alinhado a estratégias estaduais importantes no que tange apoio a eventos, segmentação de demandas, para fortalecimento do turismo de forma geral e que a Fundação prestará apoio como for possível. “Prefeito Josmail o senhor tem um grande desafio aí agora, que é dar muito apoio e suporte institucional e financeiro para que a secretária, junto com o trade, possam desenvolver esse planejamento. O trade também precisa ser enxergar nesse planejamento, porque não é um plano da secretaria, mas do destino e todas as partes tem que se debruçar para execução desse plano e da parte da Fundação de Turismo vocês podem contar já com nosso apoio constante, não só técnico para desdobrar esse planejamento, mas até financeiro, eu já olhei algumas linhas de ações que já é possível ser parceiros de vocês tanto nos editais de alguns eventos geradores de fluxo e também no apoio da implementação de ações de promoção, de apoio a comercialização”.

Nesse sentido, o prefeito reforçou que o plano foi construído de forma enxuta e eficiente, visando o cumprimento integral de todas as metas traçadas. “Nós estamos trabalhando bastante para economizar e ter recursos para investir e podemos dizer com certeza que temos caixa sim para cumprir o plano, que foi elaborado de forma direta e objetiva”, afirmou.

Ainda segundo Josmail, uma série de investimentos na infraestrutura local, desde reforma de pontes de acesso ao Balneário Municipal e no próprio atrativo, revitalização do centro da cidade e obras de paisagismos estão previstas para tornar o município mais atraente para os visitantes.

Jaime Verruck parabenizou a iniciativa, reforçando o papel do Sebrae, que há quase três décadas tem participado da construção de propostas desenvolvimento do setor. “Lá 1992, quando iniciou esse trabalho todo do Sebrae, eu em 93 e 94 como a empresa, nós participamos do primeiro plano de desenvolvimento integrado de Bonito. Então essa história é realmente longa e essa estruturação de todo o turismo de Bonito, ela foi ao longo dos anos tratada exatamente como uma força de planejamento e mais uma vez sendo agora tratada com plano estratégico de gestão e marketing desse destino”, reforçou.

O plano – 

Ações de Marketing: direcionar o fluxo de contatos das redes sociais oficiais para link das agências locais credenciadas, estimulando a geração de negócios a partir junho/21; início da presença digital regional patrocinada nas redes sociais, com investimentos mensais a partir de junho/22

Sustentabilidade: estimular que 100% do trade que promove Bonito em outros mercados, inclua em suas comunicações conteúdos relacionados ao Natural/Sustentável até jun/23.

Gestão Empreendedora e Inovação: executar ciclo de 04 rodadas de negócios (2 presenciais e 2 virtuais) com operadores dos principais pólos emissores do Brasil até jun/23; estreitar relacionamento com 05 OTAs (Booking, Trip Advisor, Google, Air Bnb e Trivago) visando a ampliação de oportunidades comerciais para o destino até jun/22; realizar missão técnica internacional com líderes locais para identificação de boas práticas em ecoturismo e disseminação do conteúdo para o trade local até jun/23; lançamento do Projeto Viva Mais Bonito até jun/2021 com ações promocionais integradas. E geração de fluxo de turistas de longa permanência visitando Bonito até jun/2023.

Conheça o Plano Estratégico de Gestão e Marketing do Turismo aqui.

Live de lançamento do plano:

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