Para os ansiosos

Últimas Notícias

Esse termo está muito comum, algo natural e que a maioria das pessoas relatam ter. Mas, você sabe mesmo a gravidade da ansiedade?

Existe a ansiedade normal e a patológica. A normal é quando nos sentimos ansiosos quando algo significativo irá acontecer, e logo após o acontecimento, a ansiedade passa.

Agora, a ansiedade patológica é quando você se sente ansioso todos os dias, e sem nenhum motivo aparente, podendo te causar angústia, taquicardia, vontade de sair correndo entre outros sintomas.

É, existem tipos de ansiedade patológica: fobias, ansiedade generalizada, pânico, entre outros.

A ansiedade é o medo sobre algo, algo que geralmente  não aconteceu, é o medo desproporcional ao futuro. Então, quando você não consegue sair de casa sozinho, quando você não consegue ir ao supermercado ou ao shopping por ter muitas pessoas e se sentir incomodado com isso, quando você sente que vai morrer, quando a angústia se torna comum no seu dia a dia, você pode sim estar sofrendo de ansiedade patológica.

E,  a ansiedade patológica é tratada com profissionais da saúde mental (psicólogos e psiquiatra)

Sabe, toda ansiedade quer nos dizer algo.

Você pode estar em um ambiente que não é agradável; e isso te causar ansiedade

Você pode estar em uma relação abusiva; e isso te causa ansiedade

Você pode estar com dificuldades financeiras; e isso pode te causar ansiedade.

E, uma técnica muito boa para quem sofre de ansiedade é a A.C.A.L.M.E-S.E

A – Aceitar a ansiedade/angústia que você sente.  Aceitação a respeito disso, e lembre-se você não é a ansiedade.

C- Contemple as coisas ao seu redor. Tire o foco dos pensamentos que te causam a ansiedade, foque no agora, no ambiente em que você está.

A- Aja com a ansiedade. Quando você se sentir ansioso, continue fazendo suas coisas, de maneira calma e não pare para sentir todos os sintomas da ansiedade, aja com ela.

L- Libere o ar dos pulmões. Respire corretamente, tire um tempo para somente respirar, foque na sua respiração e sinta a calma voltando para você.

M- Mantenha todos os passos anteriores.

S- Sorria, você conseguiu passar por essa crise, por esses sintomas, você está inteiro.

E- Expectativas a respeito do futuro. Não fique acreditando que você nunca mais sentirá a ansiedade, em algum momento ela pode voltar sim, mas veja bem, agora você já sabe lidar com ela.

Fiquem de olho nos sintomas, se você não consegue lidar sozinho, procure ajuda profissional

 Adini Kecy Matias Costa, é psicóloga graduada pela Universidade Anhanguera-Uniderp Matriz, em 2017, em Campo Grande/MS, pelo método PBL (Projects Based Learning) em que a aprendizagem é realizada a base de problemas, sendo o modelo Internacional de inovação de ensino, utilizado pelas melhores Universidades do mundo, como a Harvard e a Massachusetts Institut of Technology (MIT). Atualmente atua na área clínica, no Instituto Carol Valdes, em Campo Grande, atendendo crianças, adolescentes e adultos, focando na qualidade de suas relações e no alívio de sua dor interna.

  • Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do Bonito+

Notícias Relacionadas

Mulher chayil – Mulher forte!

Tania Maria Pellin Entre os livros poéticos que compõe a Bíblia, encontramos o livro de Provérbios, um dos livros mais notáveis...

Amor de Primavera

Bonito, Capital do Biquíni!

Não deu tempo